O senador Marcos do Val (Podemos/ES0) é um dos novos integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal, instalado nesta quarta-feira (25/09) em Brasília. O órgão é composto por 15 senadores, indicados pelas lideranças dos partidos, e tem como objetivo observar as normas da Constituição Federal, do Regimento Interno e do Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado.
Uma das atribuições do Conselho é receber e analisar denúncias feitas contra senadores, que podem resultar em medidas disciplinares como advertência, censura e até perda de mandato. Como representante do Podemos, Marcos do Val defendeu que “o Colegiado tenha uma conduta isenta e imparcial, atuando acima de interesses políticos na defesa de uma prática parlamentar ética e focada no interesse público”.
O senador Jaime Campos (DEM-MT) foi eleito, por aclamação, presidente do Conselho. O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) foi eleito vice-presidente, por 10 votos a 2, em disputa com o senador Marcos do Val. Na ocasião, Do Val questionou a presença, no Colegiado, de senadores que respondem a inquéritos e processos na Justiça, investigados por suspeita de prática de diversos crimes, como caixa dois, corrupção e lavagem de dinheiro.
O senador capixaba cobrou dos partidos uma atitude mais ética na indicação de seus representantes. “O Conselho de Ética precisa ser exemplo e referência de boas práticas na política, pois reflete a imagem de uma instituição muito importante, o Senado Federal”, ponderou Marcos do Val.
Os novos membros do Conselho, eleitos para mandato de dois anos, são os senadores Marcos do Val (Podemos), Ciro Nogueira (PP-PI), Eduardo Gomes (MDB-TO), Marcelo Castro (MDB-PI), Confúcio Moura (MDB-RO), Weverton (PDT-MA), Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), Major Olimpio (PSL-SP), Jaques Wagner (PT-BA), Telmário Mota (Pros-RR), Jayme Campos (DEM-MT), Chico Rodrigues (DEM-RR), Otto Alencar (PSD-BA) e Angelo Coronel (PSD-BA).
Manifestação em apoio à CPI da Lava Toga
Depois de escolhido integrante do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, Marcos Do Val participou da manifestação em apoio à CPI dos Tribunais Superiores, popularmente chamada de CPI da Lava Toga. Ele é membro do grupo “Muda Senado, Muda Brasil”. A manifestação foi na tarde desta quarta-feira (25). O movimento aconteceu na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
O objetivo é pressionar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado Federal para investigar supostas condutas ilícitas nos Tribunais Superiores brasileiros. A manifestação ainda pediu o fim “do foro privilegiado” e o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O grupo “Muda Senado, Muda Brasil” possui 21 senadores e vem ganhando cada vez mais destaque nas pautas anticorrupção no Senado Federal.