Foi um sábado épico. Nas ruas, milhares de capixabas vestidos de verde e amarelo. Pais e filhos juntos tiveram a chance de exercer novamente a cidadania. Depois de ficar quatro anos no castigo, Vitória, a Capital do Espírito Santo, voltou a sediar o tradicional Desfile Cívico-Militar em comemoração à Independência do Brasil, celebrada neste sábado, 7 de Setembro. Nas arquibancadas, as mais de 5 mil pessoas vibraram e se emocionaram com o desfile.
O último desfile em Vitória foi em 2014, quando o Estado era governado por Renato Casagrande. A partir de 2015, o então governador Paulo Hartung, por conta de uma birra política com o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, retirou o desfile-cívico da Capital, levando-o para outros municípios.
A retirada do tradicional desfile da Capital dos capixabas foi a forma que Hartung encontrou para castigar a população, pelo fato de Luciano ser aliado político de Casagrande.
O povo, no entanto, deu o troco a Hartung. Mais de 5 mil pessoas se concentraram ao longo da Avenida Beira-Mar para conferir as exibições de crianças e adolescentes, bandas escolares e das forças de segurança na homenagem ao Dia da Pátria.
O governador Renato Casagrande, o prefeito Luciano Rezende e autoridades convidadas acompanharam os festejos a partir de um palanque montado ao lado das arquibancadas disponibilizadas para a população.
Casagrande ressaltou a importância do desfile e o retorno do evento à Capital.
“Retomamos o desfile aqui para nossa Capital. Retornar a Vitória é um respeito à população. Quando foi retirado daqui não foi conversado. Foi uma decisão de cima para baixo. Agora estamos retornando em respeito a todos os capixabas”, afirmou.
Na avaliação do governador, o desfile é uma tradição capixaba: “Foi um lindo desfile! Pelo ar, pelo mar e pela avenida. Muitas famílias presentes. O desfile cívico é a renovação do amor pelo País e pelo Estado. Despertar o compromisso com a nossa pátria”, comentou Casagrande.
Apresentações
As atividades começaram antes das 9 horas com a exibição de aeronaves do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAer), que sobrevoaram a Baía de Vitória, levando a multidão ao delírio. A apresentação foi seguida pelo desfile marítimo com embarcações da Marinha do Brasil, Polícia Federal, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
Após as demonstrações, foi a vez de crianças e adolescentes de escolas de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana participarem do ato cívico. Depois da participação, eles se juntaram às famílias para prestigiar a passagem das forças de segurança, que levaram para o desfile movimentos e equipamentos que fazem parte de suas atividades diárias.
O desfile contou ainda com a apresentação de grupos escoteiros, da Ordem Demoley, os Boinas Azuis, representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, oficiais da reserva do Exército Brasileiro, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, representantes das forças de segurança da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), Guardas Civis Municipais de Vitória, Vila Velha e Serra.
Após exibição das forças de segurança, ainda participam do desfile terrestre a Banda Municipal Tenente Jair da Luz de São Gabriel da Palha, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), grupos de motociclistas e donos de carros antigos. Compuseram o desfile cerca de duas mil pessoas, entre civis e militares.
Casa Militar dá um show de organização
O desfile foi também um show de organização. A Secretaria Estadual da Casa Militar, sob o comando do coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior, foi responsável por toda a organização, que contou com apoio de outras secretarias, da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Guarda Municipal e dos Agentes de trânsito.