Policiais militares do 6º Batalhão e da 14ª Companhia Independente, que efetuaram uma importante apreensão de drogas na última quinta-feira (27/08), na Serra, foram homenageados pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, na manhã de terça-feira (03/09), no Quartel do Comando Geral, em Maruípe, em Vitória.
A ação ganhou grande repercussão midiática pela quantidade de entorpecentes que foi apreendida. Quase uma tonelada de maconha foi encontrada durante diligências que começaram no bairro Feu Rosa e terminaram no bairro Serra Dourada.
Inicialmente, os militares da 14ª Companhia Independente interceptaram um veículo que transportava 136 tabletes de maconha. O condutor, de 20 anos foi detido. Num segundo momento, com o apoio de agentes do Serviço de Inteligência (P2) do 6º BPM, policiais daquele Batalhão e da equipe K9 da Força Tática – com o cão farejador Isack – foi possível localizar mais 860 tabletes dentro de um caminhão, num galpão, em Serra Dourada. Na soma, foram 1.026 tabletes apreendidos, totalizando 724 quilos de entorpecentes.
O comandante-geral, coronel Barreto, recepcionou os militares e externou admiração pela forma com que eles conduziram as ações, com muito profissionalismo, persistência e comprometimento com a função policial militar.
“Apesar da relevante atuação de cada um, este momento é importante não só para valorizar a conduta dos militares nesta ocorrência em específico, mas para exaltar os grandes homens que são, e a grande importância que eles têm para suas unidades e para a instituição Policial Militar. Fica registrado aqui o meu orgulho pelo grande feito deste dia e também por todos os outros em que se doam para fazer do mundo um lugar melhor de se viver”, finalizou.
Por sua vez, o subcomandante-geral, coronel Aleksandro Ribeiro de Assis, fez questão de parabenizar cada ação, inclusive elogiando a persistência das equipes, que não se deram por satisfeitas somente com a primeira abordagem, que já havia rendido uma boa apreensão.
“Além disso, quero, em especial, parabenizá-los pela confiança que despertam nas pessoas daquela comunidade, que só colaboraram denunciando porque confiam no trabalho de vocês”, acrescentou.
Na oportunidade, o capitão Diego D´avilla, subcomandante da 14ª Companhia Independente, falou sobre a importância da atuação conjunta para o resultado da operação.
“Se houvesse preciosismo e individualismo em nosso meio, certamente o resultado não seria o mesmo e não teríamos avançado para o segundo momento da ocorrência, quando apreendemos a maior quantidade de drogas. Foram várias mentes e corpos atuantes em sintonia e cooperação, de forma ágil e inteligente, com vontade de vencer e cumprir a missão juntos”, destacou o oficial.
Já o comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Marcelo Tavares de Souza, também pontuou sobre a importância das ações conjuntas para o sucesso das operações e o apoio das demais instituições para aperfeiçoar as buscas e alcançar ainda mais resultados positivos.
O diretor de Comunicação da PMES, coronel Pimenta, finalizou elogiando a postura dos militares e a consequência positiva da apreensão.
“Olhando nos olhos de cada um agora consigo enxergar um brilho singular, que só quem é policial militar e ama o que faz carrega consigo. Este belo trabalho certamente foi um duro golpe na criminalidade da região e um passo importante na luta diária em favor do bem-estar daquela comunidade”.
(Com informações do Portal da PMES)



