A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou que, até 2020, mais de R$ 500 milhões serão investidos à infraestrutura das escolas públicas no Espírito Santo. A Sedu tem feito, desde janeiro de 2019, uma série de investimentos, com o objetivo de garantir ao capixaba uma educação moderna e de qualidade. Entre as prioridades estão a implantação de 40 Escolas de Tempo Integral e construção e reforma de 50 Centros de Educação Infantil em todo o Estado.
Os mais de meio bilhão de reais em recursos serão destinados à infraestrutura das escolas e na construção de novas unidades. No primeiro semestre deste ano foram adquiridos novos computadores para modernizar as aulas, além do desenvolvimento do programa Pré-Enem Digital.
Para o secretário de Estado da Educação, Vitor de Ângelo, o investimento demonstra preocupação do governador Renato Casarande (PSB) com uma área fundamental.
“Trabalhamos para uma rede que é única, com total dedicação aos nossos 244 mil alunos. Dessa forma, estamos investindo na melhoria da qualidade do ensino de todos, de forma igualitária. Além disso, o foco na gestão nos permite canalizar recursos para que os estudantes sejam mais estimulados e atraídos pelas escolas”, afirmou.
Entre as 223 iniciativas consideradas prioritárias pelo Governo do Estado, estão a implantação de mais 40 Escolas de Tempo Integral e construção e reforma de 50 Centros de Educação Infantil. Para os próximos anos, os investimentos continuam: mais computadores, R$ 50 milhões em fibra ótica, para uma conexão rápida em toda a Rede Escolar,
Além de ampliar a rede de Escolas de Tempo Integral e investir na melhoria qualidade da Pré-Escola ao Ensino Básico, o Governo Casagrande também vai ofertar bolsas de estudo. Serão 10 mil vagas, em quatro anos, apenas para o MédioTec Integrado; duas mil bolsas no Programa Bolsa Sedu; e mais 5.600 para graduação no Nossa Bolsa.
São também projetos do Governo nessa área, o aumento no número de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrado ao Ensino Técnico profissionalizante; a entrega de 40 obras de construção, reforma e ampliação de escolas; bem como a implantação e consolidação do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID).
Infraestrutura
O Governo do Estado, por meio da Sedu, já autorizou mais de 100 obras que fazem parte do Programa de Recuperação da Rede Física das Escolas. A iniciativa contempla melhorias como reformas e ampliações de escolas e construções de quadras poliesportivas, por exemplo.
Ao todo, 194 escolas receberam Chromebooks, equipamento que conta, cada um, com 40 computadores. A ferramenta leva a facilidade do acesso à Internet via wi-fi em qualquer ambiente da escola, sem necessidade de mobiliário específico e instalações elétricas. O espaço dinâmico permite criar e experimentar práticas pedagógicas inovadoras.
Renovação da frota da Patrulha Escolar
A Sedu recebeu 13 novas viaturas para auxiliar o trabalho da Coordenação da Companhia Especializada de Polícia Escolar. Os novos veículos renovam e ampliam a frota da Patrulha Escolar, possibilitando a atuação de todo o efetivo e a expansão do serviço para municípios do interior do Estado durante visitas preventivas às escolas, no mínimo, uma vez por semana.
Além das escolas de Ensino Regular, a Sedu também iniciou as atividades escolares deste ano letivo em mais quatro unidades de Tempo Integral, localizadas em Viana, Conceição do Castelo, Muqui e Fundão.