O novo formato dos Conselhos Administrativo e Fiscal do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) passará a ter cinco representantes das Polícias Militar e Civil. Todos eleitos no pleito realizado no pleito que aconteceu nos últimos dias 23 e 24 de julho de 2019.
O Conselho Administrativo do IPAJM vai ter três representantes dos policiais – os outros três, serão indicados pelo governo, Justiça e Assembleia Legislativa. O capitão da Polícia Militar Cláudio José Nogueira, o subtenente PM Jean Ramalho Andrade e o investigador de Polícia Aldeci Stoco de Souza foram eleitos com a esmagadora maioria dos votos.
O Conselho Administrativo é formado pelo presidente do IPAJM e mais seis servidores: os três eleitos pela categoria e um representante de cada Poder: Executivo, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça, indicados pela direção das instituições.
Com 567 votos, o subtenente Ramalho foi escolhido para integrar o Colegiado pelos militares Ativos, enquanto o capitão Nogueira, que obteve 251 votos, foi eleito pelos militares e servidores civis Inativos. Já o policial civil Stoco conseguiu 359 votos.
Com 655 votos, o cabo PM Jackson Eugenio Silote foi eleito representante dos policiais e bombeiros militares Ativos para o Conselho Fiscal. Eugênio, que é o atual presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM e do Corpo de Bombeiros (ACS/ES), foi o candidato mais votado do pleito. O subtenente Ramalho ficou em segundo lugar no geral.
Também foram eleitos o agente de Polícia Civil Felipe Tapias de Salles (554 votos), como representante dos Servidores Públicos Ativos, e Luís Carlos Santana Coutinho, eleito por Servidores Inativos – entre civis e militares. O policial civil Felipe Tapias foi o mais votado dentre todos os servidores públicos civis Ativos.
Este Colegiado também tem o mesmo formato do Administrativo. Ou seja, três representantes eleitos pelos servidores públicos e três indicados pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
No Conselho Administrativo, o primeiro suplente é o agente de Polícia Humberto Mileip Duarte Machado, enquanto no Conselho Fiscal a primeira suplente é a servidora do Judiciário Adda Maria Bettero Monteiro Lobato Machado.
Os representantes dos Servidores Públicos Inativos puderam ter votos tantos dos civis quanto dos militares.