A delegada de Polícia Civil Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno tomou uma decisão importante: depois de passar boa parte de sua vida na política pública, quer agora se inserir na política partidária. Primeiro passo foi dado: se inscreveu para um dos cursos do Renova BR, que é uma iniciativa que nasceu na sociedade civil, com o objetivo de preparar novas lideranças para entrar para a política.
O segundo passo será o de encontrar um partido político que se encaixe com seu perfil ideológico. Passos dados, Gracimeri Soeiro Gaviorno vai colocar seu nome à disposição para disputar o cargo de prefeita da Serra.
Ex-chefe de Polícia Civil do Espírito Santo, subsecretária de Cidadania e Inclusão Social na Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo de março de 2018 até o final do ano, a delegada Gracimeri Soeiro Gaviorno é a atual Ouvidora Geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp).
Experiência no setor público, contudo, é o que não falta a essa profissional, cuja família é, praticamente, toda forjada dentro das instituições policiais: pai, irmãos e irmãs.
“Venho conversando com as pessoas sobre como ter uma forma de contribuir para melhorar nosso sistema político e nosso País. Por isso, me inscrevi para um curso do Renova BR. Nunca fiz política partidária, apenas políticas públicas. Minha experiência no setor público, portanto, me permite sair para outras conquistas e contribuir com a melhoria das condições da população. Ainda não me filiei a nenhum partido, mas venho conversando com amigos, colegas e políticos”, disse Gracimeri Gaviorno ao site Blog do Elimar Côrtes.
Moradora do bairro Manoel Plaza, na Serra, desde 1976, Gracimeri Gaviorno foi incentivada por amigos e amigas, por lideranças comunitárias e diversos outros profissionais a colocar seu nome à disposição para ser pré-candidata a prefeita da Serra. Diga-se de passagem, com exceção de Viana, nenhum outro município da Grande Vitória teve uma mulher no comando do Executivo.
Assim, ela vai atender a uma grande demanda, pois na Serra dois nomes dominam o mercado político há décadas: o atual prefeito Audifax Barcelos (Rede) e o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT). Amigos no passado, os dois se tornaram adversários mais por conveniência: quando Vidigal sai da Prefeitura, entra Audifax. E vice-versa.
A família da delegada Gracimeri Gaviorno é, em sua maioria, profissionais de polícia. Dentre eles, está o pai, o delegado de Polícia Civil aposentado José Mendonça Barreto, também jornalista, escritor, advogado. Um de seus irmãos policiais é o atual comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça.
Formação profissional
Gracimeri Gaviorno é professora de formação e qualificação policial. É graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde também se especializou em Segurança Pública e em Processo Civil. É mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV/ES e doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA/Argentina).
Foi superintendente de Polícia Técnico-Científica (2013-2015) e chefe de Polícia Civil do Espírito Santo (2015-2016), subsecretária de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública/ES (2016-2018) e subsecretária de Cidadania e Inclusão Social da Secretaria Estadual de Direitos Humanos (2018). Atualmente é Ouvidora Geral da Segurança Pública e Defesa Social no Espírito Santo.
Ela também integrou diversos Conselhos Estaduais ligados à Proteção de Testemunhas, Políticas para Mulheres e de Gênero, Primeira Infância, socioeducativo, pessoa idosa, igualdade racial e penitenciário.
Implantou e coordenou programas e projetos de promoção da participação social na formulação de políticas de segurança; de inclusão social de jovens em situação de alta vulnerabilidade; de enfrentamento da violência contra a mulher, contribuindo para que o Estado do Espírito Santo ganhasse, em 2016, o Prêmio Governarte, promovido pelo BID. Foi ainda finalista do Prêmio Espírito Público, edição 2018, promovido pelo Instituto República e parceiros.