O deputado federal Amaro Neto lidera as intenções de votos para prefeito de Vitória, com 27,6% da preferência do eleitorado, faltando ainda um ano e quatro meses para as eleições municipais de 2020. É o que aponta pesquisa divulgada na manhã desta terça-feira (18/06), pelo Instituto Paraná, de Curitiba.
Ainda na pesquisa estimulada (aquela em que o pesquisador apresenta nomes aos entrevistados dos supostos candidatos), o ex-deputado federal e ex-homem forte do presidente Jair Bolsonaro no Espírito Santo, o empresário Carlos Manato aparece em segundo lugar bem atrás de Amaro, com 11% das intenções de votos. Em seguida, vem o deputado estadual Sérgio Majeski com 9,5% da preferência dos entrevistados.
Outros políticos que têm colocado que poderão disputar as eleições de 4 de outubro de 2020 – primeiro turno do pleito municipal – também aparecem na pesquisa, na seguinte ordem: Fabrício Gandini (9,15%), Delegado Lorenzo Pazolini (9,1%), Camila Valadão (5,4%), Jakline Rocha (3,5), Professor Aridelmo (3,1%), Clebinho (1,7%), Mazinho dos Anjos (1,6%) e Roberto Martins (0,1%).
A pesquisa espontânea – aquela em que o pesquisador não sugere nomes aos entrevistados – indica, por outro lado, que 68% dois moradores de Vitória não sabem em quem votar para prefeito no próximo ano, enquanto 18% responderam que não votariam em ninguém.
Na espontânea, o atual prefeito, Luciano Rezende, que não pode se candidatar de novo, aparece na frente de outros nomes, com 3,7% da preferência dos eleitores.
Depois, surgem Amaro Neto (2,2%), Gandini (1,4%), o ex-governador Paulo Hartung (1,1%), os ex-prefeitos João Coser e Luiz Paulo Vellozo Lulas, respectivamente, com 0,7% e 0,5%; Neuzinha (0,4) e outros citados (3,1%).
Saiba Mais
De acordo com o Instituto Paraná, a pesquisa abrange os eleitores do município de Vitória. Foram ouvidos 802 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e posição geográfica. A pesquisa entrevistou eleitores com 16 anos ou mais durante os dias 09 a 13 de junho de 2.019. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/19.
Tal amostra representativa de Vitória atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5% para os resultados gerais.