Uma nova avenida ligando a entrada do Porto de Vitória, na Ilha do Príncipe, à Segunda Ponte; o alargamento da avenida Alexandre Buaiz, entre a Rodoviária da Ilha do Príncipe ao Mercado da Vila Rubim. Fim da passagem de veículos e uma praça totalmente urbanizada na região. Uma espécie de alça ligando a Segunda Ponte à Região da Grande Santo Antônio.
Essas são algumas das novidades a serem implementadas para melhorar a mobilidade urbana da Grande Vitória e fazem parte do pacote de obras do Portal do Príncipe. A licitação para a retomada das obras vai acontecer agora em 2019. Concluído o processo licitatório, as obras ficarão prontas em um ano.
Com exclusividade, o Blog do Elimar Côrtes obteve nesta terça-feira (28/05) parte do detalhamento das novidades sobre o Portal do Príncipe, em entrevista com o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.
Nestes primeiros cinco meses de governo, Renato Casagrande já retomou obras e projetos que havia iniciado em seu primeiro mandato, entre 2011 e 2014, e que foram paralisados pelo governo Paulo Hartung.
Partes das prioridades para 2019 já foram implantadas: a regularização dos contratos com as empresas de ônibus que atendem a Região Metropolitana da Grande Vitória e fazem parte do sistema Transcol, proporcionando assim a retomada do investimento no setor; a renovação da frota de ônibus do Transcol – a partir de junho, mais 20 ônibus começam a circular e todos com ar condicionado; a bilhetagem única, visando a integração do Transcol com o transporte coletivo de Vitória; e a implantação do aplicativo que já está permitindo aos passageiros o acesso a rede wi-fi durante a viagem de ônibus.
“Também para este ano, vamos concluir as obras da Avenida Leitão da Silva. Estamos cumprindo o prazo estabelecido pelo governo. Até o final do ano, serão, ao todo, 100 novos ônibus no sistema Transcol. Todos também com ar condicionado e com w-fi”, disse Damasceno.
Outra novidade para 2019 será a abertura de licitação para a contratação da empresa que vai administrar o aquaviário, que o governo Casagrande pretende reativar, além do bicicletário integrado aos ônibus.
O governador Renato Casagrande pediu e vai conseguir a estadualização da Reta do Aeroporto, trecho da União que liga a entrada do bairro Maria Ortiz, na avenida Fernando Ferrari e em frente à antiga entrada do Aeroporto de Goiabeiras, ao trevo de Carapina, na Serra.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), segundo Fábio Damasceno, já sinalizou em entregar ao Estado a administração da Reta do Aeroporto. “Com a estadualização, o governo capixaba poderá fazer melhorias na rodovia. E vamos aumentar para três pistas, nos dois sentidos, a Reta do Aeroporto”, explicou o secretário.
Na mesma região, a Setop vai construir um trevo, com passagem subterrânea, ligando trecho da BR-101, nas imediações do Vitória Apart Hospital, à Avenida João Palácio, no bairro Eurico Salles, na Serra.
Será aberta ainda este ano a licitação para a instalação da quinta faixa na Terceira Ponte, que liga Vitória a Vila Velha. A nova faixa será reversível, podendo funcionar nos dois sentidos do trânsito, dependendo do horário.
De acordo com Fábio Damasceno, o governo retomará também a conclusão do chamado Trecho Zero da rodovia Leste/Oeste, que é a construção de uma nova avenida ligando o Terminal Rodoviário de Campo Grande, no bairro São Francisco, à BR-262, nas imediações do Shopping Moxuara.
“Esta é mais uma obra paralisada no governo passado. Iniciamos os trabalhos lá em 2014, quando foi realizada a licitação. A obra prevê um binário na região, com a melhoria da pavimentação da rua que hoje liga a BR-262 ao Terminal de Campo Grande e a construção de outra via, para fazer o sentido contrário”, disse Damasceno.
Além de alargar a avenida Alexandre Buaiz, para melhorar o fluxo de veículos que saem da Segunda Ponte e Cinco Pontes em direção ao Centro de Vitória, a Setop vai construir uma nova avenida, no sentido contrário. Esta nova via vai ligar o Porto de Vitória à Segunda Ponte e será paralela à avenida já existente, que sai da Vila Rubim e segue em direção à ponte e ao Tancredão.
A Segunda Ponte também vai ganhar uma saída, com ligação direta para os bairros da Região da Grande Santo Antônio. Para se dirigir, por exemplo, ao Tancredão, Santo Antônio, Ilha das Caieiras e Grande São Pedro, os motoristas não precisarão mais passar pela Ponte Seca.
Até porque, explica Fábio Damasceno, a Ponte Seca não terá mais trânsito de veículos com a entrega do Portal do Príncipe. A Prefeitura de Vitória pretende promover uma urbanização no local para entregar à comunidade.
Paralelamente a construção da nova malha rodoviária no Portal do Príncipe, a região vai ganhar uma praça totalmente urbanizada, para servir de área de lazer. Será construída em áreas já desapropriadas pelo Estado. Nessas áreas existiam prédios residenciais e comerciais, como o Lojão dos Móveis e Casas Giacomin.
O Portal do Príncipe teve obra lançada em novembro de 2013, pela gestão Casagrande, quando foram realizadas 13 desapropriações na Ilha do Príncipe e Vila Rubim, mas o governo seguinte (Paulo Hartung) suspendeu. O empreendimento visa melhorar o fluxo na entrada Sul da capital capixaba com a implantação de mais de 3,5 quilômetros de novas vias.