“Se ainda sonhamos com algo é porque somos capazes de realizar nossos sonhos”. A frase foi dirigida aos 500 novos sargentos da Polícia Militar do Espírito Santo pelo comandante-geral da PMES, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto, na noite de quarta-feira (22/05), durante solenidade de encerramento do Curso de Habilitação de Sargento 2018.
Em setembro de 2018 os alunos-sargentos ingressavam na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM) para trilharem o caminho da realização de um sonho. Por lá permaneceram por oito meses. Divididos em 12 pelotões, eles cumpriram 900 horas/aulas de conteúdos teóricos e práticos. Durante esse tempo ampliaram conhecimento e vivenciaram novamente o dia a dia de uma escola.
O paraninfo da turma, tenente-coronel Leonardo Vieira Celante, durante a sua fala lembrou que ao receber os alunos na APM disse a eles que o curso não seria fácil. “Não há vitória sem luta. Hoje vocês colhem o fruto da dedicação”, declarou o tenente-coronel Leonardo.
Na noite de quarta-feira foi concluída a jornada que exigiu muito esforço e dedicação desses policiais militares. A cerimônia de formatura aconteceu no Ginásio do Álvares Cabral: “Fecha um ciclo para dar início a outro que se avizinha”, pontou o coronel Barreto.
O comandante-geral lembrou que o momento também é especial para a Corporação, que entrega à sociedade capixaba profissionais mais qualificados e preparados. “São sargentos que adquiriram conhecimentos, habilidades e competências essenciais para promover segurança pública e a cultura de paz”, disse Barreto.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, parabenizou aos formandos e também agradeceu aos familiares de cada um deles por contribuírem com esse momento e pela compreensão que tiveram durante toda essa trajetória.
“Vocês (sargentos) chegaram a essa patente graças aos seus esforços, dedicação e comprometimento com a sociedade capixaba. Estão de parabéns. Tenho certeza que vão contribuir em muito com a segurança pública e o combate à criminalidade em nosso Estado”, disse Roberto Sá, sendo, em seguida, bastante aplaudido pelos formandos e seus familiares presentes à cerimônia de formatura.
Colocação
Após a conclusão das atividades acadêmicas do CHS 2018, as três primeiras colocações foram conquistadas, respectivamente, pelos alunos-sargentos Moisés da Silva Roberto, Vanessa Rodrigues e Aline Fernanda Torres da Silva dos Santos.
Os 500 novos sargentos fizeram questão de homenagear também antigos companheiros de farda, como o tenente Gilliard Almeida de Paula, que, durante o curso, comandou dois Pelotões, e o sargento Carlos Roberto de Souza Silva, responsável pelo Almoxarifado da Academia de Polícia e que está indo para a Reserva Remunerada.
Após a solenidade de formatura, os novos sargentos procuraram o comandante-geral, coronel Barreto, e o secretário da Segurança Públicas, Roberto Sá, para fazerem fotos e selfies.
CHS 2018 – Aluno Sargento Aldair José Morozini
O CHS trouxe muitas conquistas, mas também houve perda. Durante o curso, no dia 26 de março de 2019, morreu o aluno-sargento Aldair José Morozini, deixando saudades entre os colegas, os amigos de farda e seus familiares. Em sua homenagem, o CHS 2018 foi nomeado Aluno-Sargento Aldair José Morozini.
(Com informações também do Portal da PMES)