A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou nota, na noite desta segunda-feira (06/05), em que lamenta o ataque de bandidos do Complexo do Bairro da Penha a um veículo de reportagem da TV Vitória. Para a Sesp, o ataque, que deixou o veículo destruído por incêndio, é “um atentado contra a democracia”. A Sesp diz ainda que se solidariza com os jornalistas que passaram por essa situação.
O veículo da TV Vitória estava parado nas proximidades da Divisão de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio, na altura do bairro Bonfim, onde a equipe de reportagem acompanhava uma operação deflagrada mais cedo pelas Polícias Civil e Militar. A operação prendeu bandidos de facções criminosas que atacaram, em fevereiro, a sede de uma empresa que fornece alimentos para os presídios capixabas, em Cariacica, e a um ônibus, incendiado em Nova Almeida, em Serra.
Na nota, a Sesp ressalta que o incidente carro da reportagem da TV Vitória está sendo investigado e a Polícia Civil já trabalha, ainda dentro da operação, para identificar esses criminosos.
A Secretaria destaca que o fato aconteceu justamente por conta da forte atuação policial contra a criminalidade durante a manhã desta segunda-feira, visto que uma operação das Polícias Civil e Militar estava em andamento naquele momento na região, e os profissionais realizavam a cobertura na área de conflito.
“Os bandidos, de maneira covarde e aproveitando que os policiais estavam, em sua maioria, na parte de dentro da comunidade, incendiaram o veículo com o objetivo de tirar o foco da operação e a atenção da polícia. A SESP reitera o total repúdio à ação criminosa contra a imprensa e vai continuar trabalhando, realizando mais operações, com o objetivo colocar todos atrás das grades”, diz a nota.
O diretor-geral da Polícia Civil, delegado José Darcy Arruda, afirmou que a identificação dos autores deste crime faz parte do trabalho que está em andamento.
“Quando tomei conhecimento do fato, já determinei a toda equipe que colocasse esse evento crítico como também um dos alvos da nossa operação. Enquanto ainda não tivermos uma informação precisa, a operação continuará. Ainda está em andamento e, de todas as formas, vamos encontrar e apreender esses autores”, disse o delegado.
A Polícia Civil informa que a parte de campo da operação do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), com apoio da Polícia Militar, foi finalizada por volta das 17h30, com 19 pessoas presas, armas, drogas e outros tipos de materiais apreendidos. Os trabalhos continuam na delegacia, com a qualificação dos suspeitos e confecção de flagrantes, motivo pelo qual a divulgação final será realizada somente na manhã desta terça-feira (07/05). A PM manterá o patrulhamento reforçado na região do Complexo do Bairro da Penha.
Para Sindijornalistas, ataque à equipe da TV Vitória é atentado à democracia
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Espírito Santo (Sindijornalistas/ES) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestam seu total repúdio ao atendado sofrido por uma equipe de reportagem da TV Vitória, afiliada da Rede Record no Espírito Santo.
A repórter Talita Carvalho e o cinegrafista Willian Obrien, muito abalados, informaram que outras equipes de TV que testemunhas o ataque criminoso ao veículo relataram que três bandidos colocaram explosivos debaixo do carro e saíram correndo e rindo. O fogo logo se espalhou e destruiu objetos pessoais da equipe, como documentos. O veículo foi tomado pelas chamas.
Segundo a repórter, somente o celular dela e do cinegrafista e os equipamentos de trabalho que estavam com eles na delegacia foram salvos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local para conter as chamas.