Sem resultados
Ver todos os resultados
sábado, 19 julho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Antigos

VEJA OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA NOVA REESTRUTURAÇÃO: PM acaba com CPOM, cria Comandos Ostensivos Regionais na Grande Vitória e prepara concursos para Oficiais Combatentes e Médicos e 260 Soldados

31 de outubro de 2017
dentro Antigos
494
COMPARTILHAMENTOS
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

 

Em reunião com um grupo de oficiais na tarde de segunda-feira (30/10), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, anunciou “um pacote de bondades” para a corporação que vai ter reflexo nas ruas, tanto no aspecto positivo quanto negativo. Revelou que, em breve, o governador Paulo Hartung vai divulgar a realização de concursos públicos para contratar 30 Oficiais Combatentes, 20 Oficiais Médicos, 250 soldados Combatentes e 10 soldados músicos.

O coronel Nylton Rodrigues falou da criação um único “CPO”, que será o Comando de Policiamento Ostensivo e vai ser comandado por um coronel. O comandante do CPO terá responsabilidade de comandar “toda a operacionalidade” da PM no Estado inteiro. Hoje, existem o Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM) e os Comandos Regionais Norte, Sul, Noroeste e Serrano, além do CPOE (Comando de Policiamento Ostensivo Especializado).

Curiosamente, o comandante-geral da PM anunciou as mudanças – em evento no auditório do QCG – justamente durante o lançamento do Plano de Comando do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM), que vai ser extinto com a reestruturação da corporação. O evento contou com a presença do próprio comandante Nylton Rodrigues e de todo staf da PM, além de coronéis diretores e comandantes de Polícia Ostensiva.

O coronel Nylton Rodrigues falou  ainda de uma nova reestruturação da PM, que se deu início após o aquartelamento dos militares, ocorrido durante 22 dias no mês de fevereiro deste ano. A reestruturação ocorreu com a entrada em vigor das novas Leis de Promoção de Oficiais e Praças. Agora, o coronel Nylton anuncia uma “reestruturação operacional”. Em março deste ano, logo após o aquartelamento, o comandante Nylton Rodrigues anunciou também a primeira reestruturação operacional, que foi a extinção do Batalhão de Missões Especiais (BME) e da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam). Outras unidades – Companhias Independentes –, porém, foram criadas.

No lugar do CPOM vão ser criados dois Comandos de Policiamento Ostensivo Regionais (CPOR) na Grande Vitória: o 1º CPOR, que englobará Vitória e Serra; e o 6º CPOR, responsável por Vila Velha, Cariacica, Viana e Guarapari. Os atuais CPOs do interior terão nova nomenclatura, passando se chamar CPOR.

“Já conversamos com o governador do Estado (Paulo Hartung) e estamos finalizando um decreto que vai promover essa nova reestruturação operacional na PMES”, disse o comandante Nylton Rodrigues.

De acordo com ele, vai ser criada também a Companhia de Policiamento Escolar, além da Companhia Especial de Moto Patrulha. “Estamos melhorando e aperfeiçoando a estrutura operacional de nossa Polícia Militar”, afirmou o comandante Nylton Rodrigues.

Reestruturação tem aspectos positivos e negativos

Um aspecto positivo da reestruturação operacional da PMES é, sobretudo, a realização do concurso para Oficiais Médicos, para trabalhar no  Hospital da Polícia Militar (HPM). Hoje, o HPM está sucateado, necessitando em seus quadros, principalmente, de médicos. Também se destaca a importância de concurso para a contratação de 30 Oficiais Combatentes.

No entanto, o número de vagas abertas para nova turma de Soldados Combatentes e Soldados Músicos é irrisório. Para o primeiro quadro, serão 250 vagas, enquanto para o quadro de músico é de 10 vagas.  A defasagem do efetivo de soldados atualmente no Espírito Santo é avassaladora.

Outro problema é que o governo Paulo Hartung já decidiu que, daqui para frente, o Curso de Formação de Soldados vai passar de seis meses para dois anos, o que é um absurdo.

Os novos soldados vão ter que enfrentar 10  meses de CFS e outros 10 na rua, no chamado estágio operacional, uma espécie de estágio probatório, quando vão ser avaliados. Concluída esta etapa, o aluno será promovido a soldado. Durante dois anos, o “soldado” vai receber como aluno-soldado.

Para o Comando-Geral, trata-se de um prazo maior para avaliar se o aluno poderá ser um bom soldado. O problema é que a turma de novos soldados vai para as ruas, efetivamente, somente em 2019 ou 2020, caso, é claro, o concurso seja promovido em 2018, ano eleitoral.

Entre 2011 e 2014, o governo de Renato Casagrande foi responsável pela realização de inúmeros concursos na PM e na Polícia Civil. Em um dos certames, foram abertas 2 mil vagas para soldados, cujo Curso de Formação foi dividido em duas turmas.

Outro aspecto que chama a atenção é que a PMES passará a ter seis Comandos de Policiamento Ostensivo Regionais, além do Comando de Policiamento Ostensivo e Comando de Policiamento Especializado. Para nutrir essas unidades, o Comando-Geral terá que deslocar policiais das ruas para atuarem, em sua maioria, dentro de unidades e, eventualmente, dar apoio operacional aos Batalhões. Serão oito coronéis, oito tenentes-coronéis, 16 majores, oito capitães, 24 tenentes, 16 sargentos, 40 cabos e 90 soldados, totalizando 210 militares. Vale ressaltar, no entanto, que maior parte desse futuro efetivo já atua no CPOM e Comandos Regionais Norte, Sul, Noroeste e Região Serrana.

CPOM lança o Plano de Comando 2017/2018 

Antes da fala do coronel Nylton Rodrigues, o comandante do ainda CPOM, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, apresentou o  Plano de Comando da unidade e fez uma breve exposição do histórico do CPOM, falou das principais decisões de comando adotadas no processo, dos resultados positivos alcançados e que foram materializados em indicadores de produtividade e destaques positivos junto à mídia.

O coronel Ramalho destacou ainda o papel fundamental exercido pelo subcomandante do CPOM, tenente-coronel Antônio Marcos de Souza Reis, para a formulação do Plano de Comando. Para a sua confecção foi realizado o I Seminário de Planejamento de Comando, onde foram diagnosticados os principais desafios e dificuldades a serem superados, culminando na formulação da identidade de comando, com definição de visão, missão e valores, e estabelecimento dos objetivos de comando.

Foram apresentados pelo coronel Ramalho os principais projetos e atividades desenvolvidos pelo CPOM, e como se dará a metodologia de controle do Plano de Comando, com base na Unidade de Comando, Monitoramento e Avaliação e Foco em Resultados, além da previsão de utilização do Sistema de Gestão e Controle da PMES para tal finalidade.

Foram homenageados na solenidade: o cabo Thiago Costa Ferreira, por sua atuação na editoração gráfica do Plano e o presidente do SINCOR, José Romulo da Silva, pela parceria que tornou possível a impressão do Plano de Comando.

O coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho destacou a qualidade do Plano de Comando e a necessidade da PMES possuir um norte institucional. O comandante-geral elencou sete pontos norteadores para a instituição: a importância do discurso positivo, a visibilidade da PMES junto às comunidades, a imprescindibilidade da comunicação institucional com a sociedade, a importância das Diretrizes do Comando Geral, o relacionamento e articulação institucional com outras instituições e poderes públicos, a liderança que deve ser exercida por todos os comandos e por último a lealdade aos valores e tradições.

O comandante-geral encerrou sua fala parabenizando a todos os oficiais e praças do CPOM pelo esforço institucional e resultados alcançados, e conclamou a todos os presentes a construir hoje sua história na Instituição. Após o encerramento da solenidade todos os presentes receberam um exemplar do Plano de Comando do CPOM 2017/2018.

(Com informações também do Portal da PMES)


(Texto atualizado às 17h36 do dia 31/10/2017) 

Post Views: 244
Tags: concursos para Oficiais|criação de Comandos de Policiamento Ostensivo Regionais|fim do CPOM|reestruturação da PMES
Compartilhe198Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato

Copyright © 2024 Augusto Assis