Sem resultados
Ver todos os resultados
sexta-feira, 18 julho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Antigos

MANIFESTANTES EM FAVOR DA DILMA E DO PT ATACARAM MONUMENTO EM HOMENAGEM À POLÍCIA MILITAR: “A democracia é o respeito de se conviver com as diferenças e as oposições”, afirma presidente do Clube dos Oficiais do Espírito Santo

4 de setembro de 2016
dentro Antigos
491
COMPARTILHAMENTOS
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

 

Centenas de jovens, convocados pelas redes sociais, saíram às ruas de Vitória na noite de sexta-feira (02/09) para protestar contra impeachmente da ex-presidente Dilma Roussef (PT). Foram convocados para uma guerra, pois os autores da convocação chamaram os jovens para levar até coquetel molotov para atacar a Polícia Militar.

Os manifestantes, em sua maioria, seguiram a ordem dos donos dos protestos: eles depredaram diversos patrimônios privados e públicos.  Atacaram a sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), na Reta da Penha. Atacaram a Assembleia Legislativa do Estado. Atacaram e picharam um dos maiores símbolos da paz no Espírito Santo, que é o monumento em homenagem, à Polícia Militar, próxima à Curva da Jurema. Cinco criminosos foram presos – duas mulheres estão numa prisão estadual, e três homens assinaram Termo Circunstanciado e estão soltos.

Indignado com a falta de respeito à democracia, mas respeitando o direito de todas as pessoas de saírem às ruas para se manifestar, o presidente da Associação dos Oficiais Militares do Estado do Espírito Santo (Assomes/Clube dos Oficiais), major PM Rogério Fernandes Lima, escreveu artigo em que  conclama a população a refletir “sobre a ofensa e que possamos retomar o rumo de um País livre e de bons costumes.” E ressalta que a “democracia é o respeito de se conviver com as diferenças e as oposições.”

O artigo

A população brasileira por muito tempo foi tolhida dos seus direitos civis, particularmente o direito de reunião e de manifestação. Muitos lutaram pela retomada desses direitos, pela democracia. A partir do ano de 2012 assistimos a população de voltas às ruas para manifestar contra o desgoverno e, principalmente, contra a corrupção.

Observamos dois grupos de manifestantes, sendo um que levou milhares de pessoas as ruas de forma ordeira, e outro que preferiu o vandalismo, o desrespeito ao direito de ir e vir, a depredação do patrimônio público e privado.

O direito nos ensina que não existe direito absoluto e que havendo colisão de direitos deve ser feita uma ponderação para ver qual direito que prepondera.

Reclamamos muito da nossa Nação e que acolá em terras estrangeiras é melhor de se viver. Reclamamos que nossa polícia e despreparada, nossa polícia, truculenta e violenta. Que nossa polícia, especialmente a Militar, é violadora dos direitos do cidadão. Que devíamos acabar com ela.

Ocorre que a polícia existe para proteger e em outros países os policiais são respeitados justamente por isso. Por dar a vida em prol da comunidade em que vive e trabalha. O policial militar, inclusive, para proteger o cidadão assume o compromisso de defendê-lo mesmo com o sacrifício da própria vida.

Lá, inclusive,  se um policial é morto em serviço ou  razão dele, a população o homenageia. O obelisco em homenagem à Polícia Militar é uma homenagem de apreço e respeito da população capixaba a sua polícia. Monumento que muito orgulha a sociedade e os policiais militares. Contudo, o que se viu na última manifestação ocorrida em Vitória foi uma total depredação do patrimônio público e histórico do povo espírito-santense.

Por claro que a legislação impõe pena mais gravosa ao dano em patrimônio público,  mas muito mais do que o crime previsto está a falta de respeito aos símbolos e as entidades. A democracia é muito mais do que um conceito. A democracia é o respeito de se conviver com as diferenças e as oposições.

Sinceramente espero que a população reflita sobre a ofensa e que possamos retomar o rumo de um País livre e de bons costumes.

(Major PM Rogério Fernandes Lima – Presidente do Clube dos Oficiais/ASSOMES)

Post Views: 309
Tags: artigo|ataque de vândalos|Clube dos Oficiais|homenagem à Polícia Militar|major PM Rogério Fernandes Lima|manifestações|obelisco
Compartilhe196Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato

Copyright © 2024 Augusto Assis