O diretor-geral da Polícia Federal, delegado Leandro Daiello Coimbra, determinou que todo efetivo da instituição fique em regime de sobreaviso, até segunda-feira (18/04), caso haja necessidade de sua intervenção para a garantia da segurança pública nos 26 Estados e Distrito Federal.
A determinação se deu início na sexta-feira (15/04), quando a Câmara Federal começou o procedimento de votação para o impeachment da presidente Dilma Roussef (PT), cuja votação final vai a plenário neste domingo (17/04). Em todo o País, há manifestações a favor e contra a saída da Presidente.
A determinação consta no Oficial-Circular número 4/2016 enviada às 18 horas de quinta-feira (14/04) a todas as Diretorias, Superintendências Regionais e Delegacias Descentralizadas da Polícia Federal.
Na mensagem, o diretor Leandro Daiello ressalta a “possibilidade da realização de manifestações populares nos próximos dias” e afirma estar “visando garantir a manutenção da segurança pública”, determina a todas as chefias que mantenham “em regime de sobreaviso todo efetivo policial, buscando possibilitar a célere atuação da Polícia Federal em eventuais ocorrências de sua atribuição, bem como em caso de solicitação de apoio às demais forças de segurança pública.”