Sem resultados
Ver todos os resultados
quarta-feira, 25 junho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Antigos

AÇÃO TRANSITOU EM JULGADO E JUIZ MANDA FAZER CÁLCULO ATUALIZADO DA INDENIZAÇÃO: Luciano Márcio, o ‘Leão do Norte’, consegue vitória na Justiça que pode beneficiar os militares estaduais

7 de março de 2016
dentro Antigos
492
COMPARTILHAMENTOS
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

 

O juiz Thiago de Albuquerque Sampaio Franco, da 1ª Vara Cível de Nova Venécia, rejeitou Objeção de Pré-Executividade feito pela Caixa Beneficente dos Militares Estaduais do Espírito Santo, determinando que o autor de uma ação contra a ‘Caixa dos Militares’ elabore a planilha dos valores que pretende executar para ser indenizado imediatamente.

O beneficiado com a decisão judicial, que já transitou em julgado – o processo de número 0003461-81.2011.8.08.0038 encontra-se na fase de execução de sentença –, é o soldado da Reserva Remunerada da PM Luciano Márcio Nunes (PSB), que é vereador em Nova Venécia.

A decisão abre brecha para que a Caixa Beneficente, considerada inconstitucional em várias decisões judiciais, indenize seus associados que queiram deixar a entidade. Ao entrar para a Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros, a pessoa tem de contribuir, obrigatoriamente, com uma parcela mensal junto à Caixa Beneficiente.

O próprio  vereador Luciano Márcio, que é conhecido como o “Leão do Norte” – ele serviu no 2º Batalhão da PM, em Nova Venécia –, relata sua história e se coloca à disposição de qualquer  colega de farda para ajudar via-Justiça. Contatos com ele podem ser feitos por meio de seu email [email protected] ou pelo telefone (27) 99823-1011.

“Na data 18 de outubro de 2012, ingressamos uma AÇÃO JUDICIAL em face da CAIXA BENEFICENTE DOS MILITARES ESTADUAIS DO ESPIRITO.  Hoje, com muita alegria, informo-vos que a Justiça será feita, visto que na data 4 de março de 2016, o Poder Judiciário decidiu definitivamente a matéria no mérito, ou seja, conforme nossa indagação, este instituto praticamente foi reconhecido como inconstitucional desde sua existência.

Sendo assim, a Justiça acolheu o pleiteado na ação e está obrigando uma indenização através de multa. No meu processo, retroagiu a cinco anos da data do início da ação, determinando que seja restituído o pagamento das mensalidades pagas por reconhecer que foram pagas indevidamente, visto que tais descontos não têm amparo constitucional, e o Instituto CAIXA, sempre usou como forma obrigatória.

É aquele velho ditado, a Justiça está para todos, logo, devemos buscá-la. Ao perceber que aquela contribuição obrigatória que temos em nossos contracheques é um verdadeiro desrespeito com o profissional, diante disso travamos uma incansável luta contra este instituto, ora existente. Lembrando que nosso advogado ingressou com mais de 100 representações semelhantes.

Ganhamos a lide, desta forma, gerou jurisprudência para os demais. Agora, quem também estiver inconformado com este abusivo desconto em seus respectivos contracheques fique à vontade para nos procurar, será uma honra atendê-los. Todos profissionais (ativa e reserva).

Considero ser neste momento o verdadeiro ‘Leão do Norte do Estado’, pois é assim que sou conhecido perante meus valentes militares destas importantes instituições, PMBM/ES.

Isso mesmo, ‘LEÃO DO NORTE’ assim que sou conhecido no 2º BPM de Nova Venécia. Um Soldado RR que enfrentou mais uma batalha de injustiça, e, venceu. Não é fácil enfrentar o Império blindado com existência de quase dois séculos neste Estado. Imaginem!

Fico feliz por estar sempre lutando e buscando corrigir injustiça contra meus irmãos de farda. Grato pela atenção e pedimos a Deus sabedoria para avançarmos ainda mais contra os desmandos existentes. Coloco-me a disposição para quaisquer informações sobre esta matéria.”

Caixa Beneficente queria que dívida virasse precatório

Na ação de Objeção de Pré-Executividade, a Caixa Beneficente dos Militares Estaduais do Espírito Santo requereu o reconhecimento de nulidade da multa diária cominada em detrimento da obrigação de fazer em que sustenta que, por se tratar de uma autarquia, deveria ter sido citada pessoalmente e não por correio como feito no processo.

Sustentou ainda que a multa poderá ser revista pelo Magistrado em casos que se tornou excessiva, sendo esta a hipótese dos autos. Sustenta ainda que a Fazenda Pública não foi citada para a fase executiva deste provimento nos termos do artigo 730 do CPC e que a execução de pagar quantia certa se submeteria ao regime de precatórios.

Ao analisar o pleito, o juiz Thiago de Albuquerque Sampaio Franco rebateu cada ponto. O magistrado ainda citou o artigo 1° do estatuto da entidade:

“A CAIXA BENEFICENTE DOS MILITARES ESTADUAIS DO ESPIRITO SANTO – CBME-ES , criada pelo Art. 53 da Lei nº 1101, de 08 de janeiro de 1917, órgão independente e com autonomia administrativa, é mantida pelos Oficiais e Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar, da ativa e da inatividade remunerada, mediante contribuição obrigatória.”

E definiu na sentença: “Desta forma, por mais que seja reconhecida a natureza autárquica da entidade a justificar as prerrogativas processuais reconhecidas pelo TJES (Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo), a fonte de custeio da entidade são as contribuições dos Militares do Estado. Consequentemente, inexistindo natureza pública na origem das verbas da referida entidade, verifico incabível a aplicação das prerrogativas materiais da Fazenda dentre as quais menciono o Regime de Precatório. Diante do que fora brevemente exposto, uma vez não havendo vício que macule a citação do demandado, deixo de acolher a nulidade pelo réu mencionada. Seguindo o rito em questão, intimem-se as partes desta decisão, devendo o exequente trazer a planilha dos valores que pretende executar.”

Post Views: 252
Tags: Caixa Beneficente dos Militares Estaduais do Espírito Santo|contribuição obrigatória|indenização|Vereador Luciano Márcio
Compartilhe197Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Camaras de Vereadores
  • Cart
  • Checkout
  • Congresso Nacional
  • Contato
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home Backup
  • My account
  • Página de exemplo
  • Poder Legislativo
  • Shop
  • sht
  • Sobre o Blog

Copyright © 2024 Augusto Assis