Sem resultados
Ver todos os resultados
sexta-feira, 18 julho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Antigos

Coronel Nivaldo deixa a Casa Militar e em seu lugar Hartung nomeia o tenente-coronel Ferrari

3 de novembro de 2015
dentro Antigos
492
COMPARTILHAMENTOS
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

 

O governador Paulo Hartung acaba de perder um forte aliado e um excelente estrategista dentro do governo. O coronel da reserva remunerada José Nivaldo Campos Vieira pediu demissão do cargo de secretário-Chefe da Casa Militar. O ato da exoneração, a pedido, está publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (03/11).

Ao mesmo tempo, o governador nomeou o tenente-coronel PM Daltro Antônio Ferrari Júnior para a vaga do coronel Nivaldo. Ferrari era subsecretário da Casa Militar desde o governo passado, de Renato Casagrande.

De acordo com fontes do Palácio Anchieta, o coronel Nivaldo pediu para deixar a Pasta para se dedicar mais as suas empresas de segurança. Nivaldo é um dos donos do Grupo SEI – Segurança e Inteligência.


O curioso nessa mudança é o fato de um oficial – que se tornou gramas a sua competência e empreendedorismo, num empresário bem sucedido, que é coronel Nivaldo – ficar no cargo por apenas 10 meses. Paulo Hartung, ao colocar um tenente-coronel para comandar a uma secretaria super estratégica, que é a Casa Militar, quebra mais uma vez uma velha tradição nos meios militares: o cargo normalmente é ocupado por um coronel.

Um secretário de Estado tem mais autoridade, dentro de uma hierarquia administrativa, do que um Comandante Geral da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O governador Hartung pode, assim, estar instalando uma crise institucional, pois, em tese, o tenente-coronel Ferrari passa a mandar mais do que os atuais  comandantes-gerais da PM e do Corpo de Bombeiros, respectivamente, os coronéis Marcos Antonio Souza do Nascimento, e Carlos Marcelo D’Isep Costa.


Pode ser que no dia-a-dia a nomeação de um tenente-coronel para o cargo de secretário-chefe da Casa Militar possa parecer um fato banal, corriqueiro. No entanto, nas reuniões de secretariado – como os encontros que avaliam o desempenham da segurança pública e analisam os números da redução ou aumento da violência –, em que os comandantes-gerais da PM e do Corpo de Bombeiros se fazem presentes, os coronéis Marcos do Nascimento e Carlos D’Isep ficarão numa posição de desconforto. Ou, provocarão desconforto ao tenente-coronel Ferrari.

Nessas reuniões, os dois comandantes terão, pela primeira vez, um oficial menos graduado na composição da mesa, ao lado do governador do Estado e de outros secretários, e se posicionarão em outros assentos. Uma verdadeira quebra de hierarquia.

Apesar de seus outros oito anos como governador, parece que Paulo Hartung – por melhores que sejam suas intenções –, não aprende.

(Texto atualizado às 16h32 do dia 03/11/2015)

Post Views: 253
Tags: Casa Militar|coronel da reserva remunerada José Nivaldo Campos Vieira|exoneração|tenente-coronel Ferrari
Compartilhe197Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato

Copyright © 2024 Augusto Assis