Sem resultados
Ver todos os resultados
sábado, 19 julho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Antigos

Da Vitória consegue mais uma conquista para os militares estaduais: Comissão de Segurança aprova projeto que susta os efeitos do Regulamento Disciplinar da PM e do CB

13 de fevereiro de 2012
dentro Antigos
491
COMPARTILHAMENTOS
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

 

O deputado estadual Josias Da Vitória (PDT) obteve nesta segunda-feira (13/02) uma conquista muito importante para os policiais e bombeiros militares do Espírito Santo. Graças ao seu empenho, a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa aprovou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) de número 02/2008, ainda da legislatura passada, que susta os efeitos dos dispositivos do Decreto 254-R/2000, que versa sobre o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

De acordo com Da Vitória, autor do PDL, o decreto em vigor é inconstitucional. “Estamos sendo regidos por um decreto do Poder Executivo do ano de 2000, que fere a Constituição Federal, no artigo 5º, inciso 61, que priva a liberdade dos militares. Essa injustiça precisa ser acertada, pois, acima de tudo, eles são cidadãos”, afirmou o parlamentar.

Da Vitória ficou tão eufórico que, durante a reunião, postou a seguinte mensagem em sua página no Facebook:

“Neste momento participo da reunião ordinária da comissão de segurança onde aprovamos o Projeto de Decreto Legislativo que susta os efeitos do Regulamento Disciplinar da PM e BM do ES, onde priva a liberdade dos militares estaduais, grande vitória da PMES”.

Agora, o PDL será submetido à apreciação dos deputados da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, para, em seguida, ser levado à votação em plenário.

O Projeto Decreto Legislativo determina que, depois de aprovado, o Comando Geral da PM ou do Corpo de Bombeiros somente poderá prender um militar com ordem judicial ou em flagrante delito.

O PDL acaba com dispositivos do atual regulamento disciplinar que privam o militar de liberdade. Ele suspende, por exemplo, prisão administrativa até que o governador Renato Casagrande envie para a Assembleia Legislativa outro projeto de lei que cria um novo Código de Ética para os policiais e bombeiros militares.

Desde 2008, o deputado estadual Da Vitória elaborou um Projeto Indicativo que cria um novo regulamento para a PM e o Corpo de Bombeiros. Esse novo regulamento prevê prisão administrativa, mas somente em alguns casos. O novo Código de Ética vai tornar o regulamento mais humano.

“A aprovação do PDL representa mais dignidade para o militar estadual do Espírito Santo, que não vai mais sua liberdade privada por qualquer motivo. Antes de sermos militares, somos cidadãos”, lembra o 1° Tesoureiro da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e  Bombeiro Militar do Estado do Espírito Santo (ACS/PMBM/ES), Edvaldo Pereira.

A sessão desta segunda-feira da Comissão de Segurança contou com a presença dos concursados da Polícia Militar de 1996, que aguardam nomeação, de representantes de investigadores da Polícia Civil, que reivindicam melhoria salarial, e da Associação dos Servidores Penitenciários do Estado (Aspen), que questionam a Lei nº 455, relativa à categoria.

“Esta lei limita aos efetivos idade máxima de 30 anos para ingresso na carreira de agente penitenciário, sendo que os cargos comissionados e de designação temporária não têm essa restrição, e isso não é justo”, apontou Marcio José de Oliveira, da Aspen.

Post Views: 158
Compartilhe196Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato

Copyright © 2024 Augusto Assis