A derrota por 1 a 0 – gol de Mikel Merino aos 45 minutos do segundo tempo – para a Espanha, na segunda-feira (06/07), em Dallas, foi o ponto final da história de 20 anos e seis edições escritas por Cristiano Ronaldo com a camisa da Seleção Portuguesa em Copas do Mundo da Fifa. Após uma dolorosa derrota para os vizinhos ibéricos nas oitavas de final, com um gol de Mikel Merino já nos acréscimos do segundo tempo, a lenda viva reafirmou a decisão já antecipada em entrevista coletiva na véspera: não pretende mais voltar a jogar no torneio de futebol mais importante do planeta.
“Estou normal, triste por sair dessa maneira do Mundial. Mas, como disse ontem na coletiva, dei o meu melhor e saio com a consciência tranquila. Essa é a vida de um jogador de futebol. Às vezes, ganhamos, outras perdemos e precisamos continuar. A verdade é que foi meu último Mundial, e agora terei tempo com a minha família para não decidir as coisas de cabeça quente”, disse, em entrevista ao “Sportv”.
Cristino Ronaldo, de 41 anos, fez ainda uma análise sobre sua trajetória em Copas. Tudo começou na edição de 2006, na Alemanha, quando ele ajudou Portugal a chegar às semifinais. No fim, a campanha terminou com o quarto lugar, o segundo melhor resultado da história de Portugal. Depois, Ronaldo disputou mais cinco Copas, estabelecendo mais um dos recordes de sai incrível carreira:
“Vou me levantar [amanhã] com a consciência tranquila. Ganhei três títulos por Portugal [uma Eurocopa e duas Ligas das Nações da UEFA]. Antes do Cristiano, Portugal nunca havia ganhado nenhum título (…). Por isso, saio com a consciência tranquila. Dei o meu melhor. Amanhã será um novo dia, e a vida continua.”
A próxima edição da Copa, em 2030, terá Portugal como um dos países-sedes. Marrocos e Espanha dividirão a organização do torneio. Haverá ainda um jogo na Argentina, outro no Paraguai e mais um no Uruguai para comemorar o centésimo aniversário da competição.
A última Copa
Em sua última participação no Mundial, Cristiano Robaldo teve papel essencial nas duas vitórias portuguesas: marcou duas vezes na goleada por 5 a 0 sobre o Uzbequistão, ainda na fase de grupos, e abriu caminho para a virada por 2 a 1 ante a Croaciá, nos 16-avos de final. Nesse jogo, aliás, Ronaldo derrubou um tabu importante. Ao converter o pênalti que deu a igualdade no marcador e recolocou os lusos na briga para avançar na competição, anotou seu primeiro gol em um confronto de mata-matas em Copas.
Além das vitórias sobre os ubzeques e os croatas e a derrota para os espanhóis, Portugal colecionou ainda mais dois empates: estreou com 1 a 1 com a República Democrática do Congo e depois ficou no 0 a 0 com a Colômbia.
Registros
Uma das figuras mais emblemáticas do futebol nos últimos 20 anos, Cristiano Ronaldo se despede da Copa do Mundo ostentando vários recordes e fachadas. Por exemplo, nunca na história alguém disputou a competição mais vezes do que ele. Somente o astro português, o argentino Lionel Messi e o mexicano Guillermo Ochoa foram inscritos em seis edições diferentes de Mundiais.
O craque marcou em todos os campeonatos que disputou: um gol em 2006, 2010, 2014 e 2022, três em 2006 e quatro em 2018. Esse feito, balançar as redes em seis Mundias, é exclusivo dele. O camisa 7 português também se transformou ainda no segundo jogador mais velho de todos os tempos a fazer gols em Copas (atrás apenas do camaronês Roger Milla, que já tinha completado 42 anos em 1994) e no número um em confrontos eliminatórios. Sua última comemoração, contra a Croácia, foi assinalada aos 41 anos, 4 meses e 26 dias.