Carregando...

Luto no futebol capixaba. Morreu na noite de quinta-feira (18/12) o ex-zagueiro e empresário Adalberto Lopes, aos 71 anos de idade. Ele foi seis vezes campeão capixaba e um dos maiores ídolos do Rio Branco, que, em nota, confirmou a morte do ex-atleta: “Campeão como jogador e técnico, Adalberto Lopes foi um dos maiores zagueiros da história alvinegra. Além dos títulos, ficou marcado por sua raça, eficiência e, principalmente, sua liderança”, afirma o Rio Branco em nota.

A causa da morte do ex-jogador não foi divulgada. Além de ex-jogador e treinador, Adalberto Lopes também atuou como comentarista esportivo. Depois que deixou a carreira no futebol – como preparador físico e técnico –, ele se dedicou ao meio empresarial, tendo sido proprietário de empresas do ramo de azulejos.

Adalberto Lopes chegou ao Rio Branco aos 19 anos, em 1972. Logo no ano de estreia pela equipe Capa-Preta, ele foi eleito o craque do Capixabão. No ano seguinte, o zagueiro r conquistou seu primeiro título estadual com a camisa alvinegra. Já a segunda taça veio em 1975.

O destaque no clube capixaba levou Adalberto Lopes a atuar pelo Fluminense, na famosa Máquina Tricolor que tinha craques como Rivellino, Paulo Cézar Caju e Carlos Alberto Torres. Em 1978, o ele retornou ao Rio Branco, onde ficou até encerrar a carreira aos 29 anos, em 1982. Nesse período, levantou o troféu de campeão do Capixabão mais duas vezes.

Formado em Educação Física, após a aposentadoria como jogador, Adalberto continuou atuando no futebol e marcou história no Capa-Preta também fora de campo. Além do tetracampeonato estadual atuando como zagueiro, o ex-jogador também conquistou três títulos integrando comissões técnicas. O primeiro deles em 1983, quando atuou como preparador físico no time comandado por Vanderley Luxemburgo. Dois anos depois, Adalberto assumiu como treinador do Rio Branco e levou o clube ao título estadual.

Já em 1986, seu último ano no clube, Adalberto Lopes fez parte da comissão técnica que acompanhou o time capixaba na Série A do Campeonato Brasileiro.