Carregando...

O passeio anual dos idosos que integram o Projeto de Convivência de Alto Rio Novo, na quinta-feira (04/12), em Vitória, incluiu em sua programação uma agenda carregada de afetos: visita à secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso, ex-vereadora e ex-prefeita do município do  Centro-Oeste do Espírito Santo.

Pelo menos 130 idosos que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Alto Rio Novo participaram do passeio, sob a coordenação da secretária Municipal de Assistência Social, Tatiane Eler. Da programação também fizeram parte visitas ao Convento da Penha (Vila Velha), ao Palácio Anchieta (Cidade Alta, em Vitória), a um shopping da Capital e à Igreja dos Reis Magos, na Serra.

Do grupo cheio de animação, os que apresentavam idades mais avançadas eram dona Maria Augusta Amaral, de 88 anos, e o ex-presidente da Câmara Municipal José Pinto da Silva, 86 anos. “Emanuela foi minha colega na Câmara”, fez questão de dizer seu José, que acumula uma ampla experiência no Legislativo Municipal, tendo sido eleito vereador para sete mandatos: quatro por Pancas e três por Alto Rio Novo.

Entre abraços afetuosos, muitos dos visitantes que estiveram na Secretaria de Estado do Governo (SEG), no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, faziam questão de descrever Emanuela Pedroso, a quem chamavam carinhosamente de Manu, como uma “mulher determinada, inteligente e atenciosa, que construiu uma linda história em nossa cidade”, conforme afirmou seu José Pinto.

“Desde novinha, sempre soube o que queria. Era muito objetiva”, disse Leidemar Andrade Silva, também referindo-se a Emanuela Pedroso. “Ela é um orgulho para nós e para a nossa cidade”, completou Nilda Eler da Silva, que nasceu em 1950, quando Alto Rio Novo ainda era um distrito de Colatina, e diz ter acompanhado todo o desenvolvimento de Emanuela.

A secretária titular da SEG disse que a visita do grupo alegrou seu dia e funcionou como estímulo para o seu trabalho em favor dos capixabas. “Mesmo antes de ter sido vereadora, entre 2009 e 2012, e prefeita, de 2013 a 2016, sempre tive uma relação muito próxima com as pessoas da minha cidade. É em Alto Rio Novo que estão minhas raízes e o carinho que recebo de lá só me fortalece”, declarou Emanuela Pedroso.