O técnico Carlo Ancelotti anunciou na segunda-feira (03/11) a lista de convocados para os amistosos da Seleção Brasileira de novembro, contra Senegal e Tunísia. Entre os 26 nomes, três atletas de Flamengo e Palmeiras, que vão jogar a final da Libertadores e disputam diretamente a reta final do Brasileirão. O técnico disse que sabe da dificuldade de conciliar os compromissos, mas que o foco dele é no Brasil. Ele, no entanto, deixou Neymar de fora mais uma vez.
“Conhecemos o calendário, mas acredito que a prioridade hoje é a seleção brasileira. Então, chamamos jogadores que acho que podem ajudar a seleção brasileira nesses dois jogos, jogadores do Flamengo e Vitor Roque, do Palmeiras”, ressaltou o treinador italiano.
Ancelotti também reforçou os papéis que ele enxerga na convocação dos dois defensores do Flamengo. Ele afirma que Alex Sandro foi chamado pela boa fase como lateral, enquanto Danilo se destaca pela versatilidade de posições em que pode jogar. “Duas coisas distintas: Alex Sandro, creio que, quando está bem, demonstrou que joga muito bem. É um lateral de experiência, tem personalidade. Quando está em um bom nível físico, é um dos melhores laterais disponíveis”, disse o treinador.
“Danilo é diferente. Vejo como único defensor brasileiro que pode cobrir as quatro posições. Pode jogar de lateral-direito, lateral-esquerdo e nas duas posições de zagueiro. O que eu gosto dele é a experiência e a liderança”, explicou Ancelotti.
Carlo Ancelotti foi questionado novamente sobre a ausência de Neymar. O técnico também respondeu se chegou a conversar com o camisa 10 do Santos: “Não falei novamente com o Neymar. Vamos ver quando ele puder recuperar e jogar de novo”, destacou Ancelotti.
Neymar voltou a campo pelo Santos no sábado (01/11). Após 48 dias afastado, ganhou minutos no empate do Santos por 1 a 1 diante do Fortaleza, na Vila Belmiro. O jogador não foi convocado em nenhuma Data Fifa nesta temporada, que marcou também seu retorno ao futebol brasileiro.
O camisa 10 não atuava desde o dia 14 de setembro, quando o Peixe também empatou por 1 a 1 com o Atlético-MG, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atleta lidava com a terceira lesão de Neymar na temporada, uma contusão de grau 2 no reto femoral da coxa direita.
No dia 15 deste mês, às 13h (de Brasília), a Seleção encara Senegal no Emirates Stadium, em Londres. No dia 18, terá pela frente a Tunísia, às 16h30 (de Brasília), no Decathlon Stadium, em Lille, na França. Nesta última Data Fifa de 2025, a Amarelinha irá à Europa para enfrentar duas seleções africanas. Os senegaleses estão na 18ª posição do Ranking Mundial Masculino da FIFA. Em outubro, golearam a Mauritânia por 4 a 0 e o Sudão do Sul por 5 a 0. Já os tunisianos são os 43º colocados e derrotaram a Namíbia por 3 a 0 e São Tomé e Príncipe por 4 a 0.
Confira os convocados:
Goleiros
Bento – Al-Nassr
Ederson – Fenerbahçe
Hugo Souza – Corinthians
Defensores
Alex Sandro – Flamengo
Caio Henrique – Mônaco
Danilo – Flamengo
Éder Militão – Real Madrid
Fabrício Bruno – Cruzeiro
Gabriel Magalhães – Arsenal
Luciano Juba – Bahia
Marquinhos – Paris Saint Germain
Paulo Henrique – Vasco da Gama
Wesley – Roma
Meio-campistas
Andrey Santos – Chelsea
Bruno Guimarães – Newcastle
Casemiro – Manchester United
Fabinho – Al-Ittihad
Lucas Paquetá – West Ham
Atacantes
Estêvão – Chelsea
João Pedro – Chelsea
Luiz Henrique – Zenit
Matheus Cunha – Manchester United
Richarlison – Tottenham
Rodrygo – Real Madrid
Vinicius Jr. – Real Madrid
Vitor Roque – Palmeiras



