Carregando...

Ao inaugurar, na manhã desta quarta-feira (24/09), mais uma Torre de Segurança em Vitória – desta vez no bairro Itararé –, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou com exclusividade para o Blog do Elimar Côrtes que, em breve, viaturas da Polícia Militar passarão a circular pelas ruas da Região Metropolitana com duas novas ferramentas tecnológicas que vão poder identificar veículos roubados ou furtados e ainda recapturar foragidos da Justiça. Mais para frente, será instalada outra tecnologia nas viaturas que possibilitarão fazer o reconhecimento facial.

Esta nova ferramenta tecnológica a ser usada pelas forças policiais capixabas vai ganhar o nome de Cerco Inteligente Móvel. Segundo o governador, o sistema está em fase de implantação e com alguns testes com o projeto-piloto. “Quero anunciar essa novidade agora em setembro ou em outubro. A gente vai poder ter viaturas da polícia com câmara de leitura facial, de leitura de placa. E, assim, podermos identificar veículos furtados, roubados e identificar pessoas criminosas”, disse Casagrande.

E completou: “Com o uso da tecnologia, já prendemos mais de 400 pessoas desde quando implantamos o projeto do reconhecimento facial [dentro do Cerco Inteligente do Governo do Estado]. Pessoas que estavam procurada pela Justiça e que estavam com decisão judicial tomada para cumprimento de pena depois de condenadas. Estamos identificando essas pessoas e as colocando na prisão para pagar pelo crime que cometeram”.

Pelo menos 300 viaturas da Polícia Militar vão contar, inicialmente, com dois equipamentos de computação embarcada: a leitura de placas de veículos – carros e motos – e a biometria datiloscópica. No primeiro caso, a guarnição policial fará uma varredura em ruas e avenidas e nos estacionamentos pelas cidades e bairros da Grande Vitória. Ao identificar um veículo com restrição, a viatura aciona o Ciodes para a apreensão do carro ou moto e a prisão de quem estiver com o veículo roubado ou furtado.

Já a biometria datiloscópica vai ajudar na identificação de suspeitos de crimes que estejam com prisão decretada ou foragidos da Justiça. Neste caso, policiais abordam as pessoas e a submetem ao método de identificação pessoal que utiliza as impressões digitais. Mais adiante, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) vai instalar uma terceira câmera nas viaturas: a que permitirá a leitura facial.

Como prova da eficiência do Cerco Inteligente do Governo do Espírito Santo, até o momento pelo menos 1.702 veículos já foram recuperados pelas forças policiais depois de identificados pelas câmeras do sistema como sendo roubados e ou furtados por criminosos.

Torre de Segurança em Itararé

A Torre de Segurança em Itararé fica na Rua das Palmeiras, mais exatamente na praça principal do bairro. Renato Casagrande esteve na inauguração ao lado do vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço (MDB), além de outras autoridades. Principal liderança política e administrativa da Capital, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) não compareceu ao evento, apesar de ter sido convidado. E nem mandou nenhum representante.

O governador falou sobre a importância de mais essa ferramenta para a melhoria da segurança na Capital capixaba: “É mais uma entrega importante para a cidade de Vitória, que ganha 13 Torres de Segurança e tudo aquilo que está conectado a essa torre, como a tecnologia de ponta, identificação facial, leitura de placa de veículos, comunicação por voz, alerta de sirene. Tudo isso facilita as pessoas a acionar a polícia em uma emergência. Esse sistema tem monitoramento 24 horas, sete dias por semana”, disse Casagrande, que emendou:

“Quem praticar algum delito nessa praça ou imediações, pode ter certeza que vai ser alcançado. Se já era alcançado antes, agora vai ser alcançado mais rapidamente pelas forças policiais. Os investimentos que estamos fazendo tem produzido a redução de violência, especialmente de homicídios a cada ano, em especial, aqui em Vitória”, afirmou Renato Casagrande, que, depois de inaugurar a Torre de Segurança circulou pela feira-livre da praça de Itararé, tendo sido cumprimentado por feirantes e moradores.

O vice-governador Ricardo Ferraço destacou ter muita confiança na estratégia estabelecida pelo Estado Presente e disse que o Governo capixaba reconhece a importância do trabalho dos policiais e valoriza esses profissionais: “Em Vitória, estamos entregando 13 Torres de Segurança. O resultado desse trabalho é proteger cada vez mais a sociedade”, frisou Ricardo.