Carregando...

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), implantou na Região Metropolitana de Manaus um sistema eletrônico de vigilância denominado de ‘Paredão’. Inspirado no Cerco de Inteligência implantado no Espírito Santo, o Paredão é uma das principais ferramentas de ajuda às forças de segurança públicas amazonenses no combate à criminalidade. Nos primeiros sete meses deste ano, graças ao Paredão, Amazonas reduziu em 30% o número de roubos de veículos em comparação ao mesmo período de 2024. O Cerco Inteligente capixaba é mais uma ação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Wilson Lima esteve em Vitória no dia 13 de março de 2020. Naquele período, o Cerco Inteligente no Espírito Santo estava sendo preparado para ser implantado no Estado. Ele foi recebido pelo governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, e ouviu do então secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, como seria o funcionamento do Cerco Inteligente. Na reunião, foram destacadas as potencialidades da tecnologia, além de outras iniciativas do Governo do Estado, como os programas Estado Presente, Qualificar ES e CNH Social.

O Cerco Inteligente é um sistema integrado de monitoramento e combate aos crimes de trânsito, ambientais, fiscais e de segurança pública. O sistema se tornou uma das principais ferramentas das forças de segurança pública capixaba no combate à criminalidade e na prisão de bandidos foragidos da Justiça, pois conta com reconhecimento facial.

“Fui ao Espírito Santo em 2020 e lá conheci o Cerco Inteligente, que estava em fase de projeto para ser implantado. Trouxe o mesmo modelo para Manaus e estamos conseguindo fechar o cerco às organizações criminosas que atuam, principalmente, no roubo e furtos de veículos”, disse o governador Wilson Lima, na abertura do 19º Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizada em Manaus entre os dias 13 e 16 deste mês de agosto.

Wilson Lima salientou que a parceria entre os entes federativos brasileiros tem sido fundamental no combate às organizações criminosas. “Do Piauí, trouxemos para cá o Recupera Fone”, disse o governador do Amazonas.

Wilson Lima informou que, em 2023, quando o Paredão foi implantado, seu Estado registrava pelo menos 16 roubos/furtos de veículos por dia. Um ano depois, graças à vigilância eletrônica e o trabalho das forças policiais na recuperação dos veículos e na prisão dos criminosos, esse número caiu para dois. “Agora em 2025, registramos 1,6 roubo ou furto a cada dia. De fato, uma redução impressionante”, afirma o governador do Amazonas.

O Paredão foi implantado em novembro de 2021. Desde a implantação, os índices de roubos de veículos foram caindo. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Amazonas informam que em 2011, quando se deu a série histórica, foram contabilizados 5.975 roubos de veículos naquele Estado.

Eleito pela primeira vez em 2018, Wilson Lima assumiu o Poder Executivo Estadual em janeiro de 2019. Naquele ano, foram registrados 1.928 roubos de veículos, contra 2.505 do ano anterior. Em 2020, foram 2.341 casos verificados. Em 2021, foram 1.419 roubos, contra 1.205 em 2022; 846 casos em 2023; e 670 registros entre janeiro a julho de 2025.

Segundo o Governo do Amazonas, o Paredão também é uma ferramenta que ajuda as Polícias Civil e Militar a combater outros crimes, pois possui também reconhecimento facial. Suspeitos que utilizem carros ou motos são identificados pelas câmeras instaladas em avenidas, ruas e rodovias.

Saiba Mais

O Sistema Paredão é um sistema de monitoramento que utiliza mais de 1.300 câmeras com reconhecimento facial e leitura de placas em Manaus, AmazonasO objetivo é cruzar dados em tempo real com o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e a nova Carteira de Identidade, auxiliando na segurança pública. O sistema faz parte do programa “Amazonas Mais Seguro” e busca identificar indivíduos com pendências judiciais ou com mandados de prisão em aberto.

No dia 16 de junho de 2015, o governador Wilson Lima lançou a segunda etapa do Sistema Paredão, com a ativação de câmeras de reconhecimento facial em pontos estratégicos de Manaus. A nova fase do programa marca um avanço importante na política de segurança pública do Estado, com foco na prevenção de crimes, prisão de foragidos e modernização do monitoramento urbano.