O governador em exercício Ricardo Ferraço (MDB) abriu, nesta terça-feira (13/05), as portas do Palácio Anchieta, na Cidade Alta, em Vitória, para as lideranças comunitárias da Região Metropolitana. O encontro, que contou também com a presença de lideranças políticas e de secretários e subsecretários de Estado, teve o objetivo de ouvir as lideranças para melhorar ainda mais e aperfeiçoar o relacionamento com os movimentos populares do Espírito Santo.
Estiveram presentes ao encontro os secretários de Estado da Casa Civil e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, respectivamente, Júnior Abreu e Felipe Rigoni; o diretor-presidente do Instituto Jones Santos Neves, Pablo Lira; a vice-prefeita de Cariacica e secretária Municipal de Governo, Shymenne de Castro; os deputados estaduais Mazinho dos Anjos (PSDB) e João Coser (PT); além de outras lideranças políticas.
Ricardo Ferraço começou a reunião, realizada Salão São Tiago, explicando que o governador Renato Casagrande (PSB) não pode estar no encontro por conta de compromissos nos Estados Unidos, onde, nesta terça-feira, participa do 14° Fórum LIDE Brazil, em Nova Iorque. Antes, ele chamou o pastor William Vieira, da Igreja Unção de Deus, para fazer uma oração.
Vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço frisou que algumas características da gestão Casagrande e de todo o Governo são a humildade e o acolhimento à população, tornando-se acessível a toda sociedade: “Fazemos disso a estratégia de estarmos em constante diálogo com as comunidades, com a classe política e com demais Poderes”, frisou ele.
Segundo Ricardo Ferraço, encontros como o desta terça-feira contribuem também para se fazer uma avaliação de como está a relação do Governo com os movimentos populares: “Procuramos sempre aperfeiçoar essa relação, buscando a melhor direção. Nossa finalidade é melhorar cada vez mais a vida das pessoas. E vocês líderes comunitários dedicam suas vidas para melhorar o dia a dia da população”, destacou Ricardo.
Ele ainda enumerou conquistas importantes do Governo do Estado em diversas áreas e afirmou que as políticas públicas implementadas incluem as pessoas. Disse que há desafios a serem enfrentados e que o Governo Casagrande concilia responsabilidade fiscal com investimentos:
“Há 13 anos o Espírito Santo é Nota ‘A’ do Tesouro Nacional. A responsabilidade fiscal é importante, mas não é tudo. É o meio e não o fim em uma gestão. Tivemos no passado governos que gastaram muito de forma errada e o Estado mergulhou numa grande crise. Tivemos, por outro lado, outro governo que só pensava em fazer poupança com recursos públicos, deixando o dinheiro no Banestes. Governo não é uma empresa que visa lucros; governo tem que fazer investimentos e políticas sociais, tendo responsabilidade como um meio. Um dos exemplos dessa premissa adotada pelo governo Casagrande é que a média nacional de investimentos dos Estados no ano passado foi de 9%. O Espírito Santo investiu 20%”, ensinou Ricardo Ferraço.
Depois da fala inicial do governador em exercício, foi aberta a palavra para lideranças comunitárias que se inscreveram para a Plenária. Eles fizeram reivindicações, que foram registradas pela equipe do cerimonial do Governo, e elogiaram a iniciativa de Renato Casagrande e Ricardo Ferraço em, mais uma vez, abrir as portas do Palácio Anchieta para as comunidades.
Ao final do encontro, o governador em exercício agradeceu a presença das lideranças, reforçou a importância dessas pessoas para as comunidades e afirmou que novas reuniões desse tipo serão realizadas pelo Governo do Estado:
“A presença de vocês aqui hoje no Palácio Anchieta reforça o amor que vocês têm à dedicação voluntária para a evolução dos assuntos de nossas comunidades. Faremos outros encontros com o objetivo de fortalecer suas entidades em todas as áreas. Em nome do governador Renato Casagrande e de todo o Governo, quero agradecer a presença de vocês. Estaremos aperfeiçoando esse canal de comunicação. E que Deus possa manter esse espírito público e coletivo de vocês”, concluiu Ricardo Ferraço.
(Fotos: Léo Júnior/Governo/ES)



