Findada a semana, todas as quatro chapas previstas na disputa pela Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Espírito Santo (OAB/ES), foram protocoladas, mas o tempo gasto pela advogada Érica Neves para fazer seu protocolo é o que segue chamando a atenção do mercado: foram protocoladas pelo menos 13 chapas de subseções espalhadas pelo Estado, com o mesmo número que o seu (10), inclusive com a presença física de todos os candidatos à Presidência. De Guaçuí a Nova Venécia, ou seja, de ponta a ponta do Estado, Érica vai ter ramificações de sua campanha.
A Assessoria de Imprensa da campanha de Érica Neves confirmou chapas em Cariacica, Serra, Vila Velha, Viana, Cachoeiro, Guaçuí, Guarapari, Iúna, Aracruz, Colatina, Nova Venécia, Domingos Martins e Santa Teresa. E disse que esse número de chapas de subseção vai crescer nos próximos dias, mas não detalhou em quais municípios. A reportagem do ‘site’ Blog do Elimar Côrtes conversou com atores políticos que acompanham as eleições da OAB/ES há muito tempo para entender a importância desse movimento. Eles foram unânimes ao explicar que a ramificação de uma candidatura fora da Região Metropolitana é muito importante para fazer uma chapa ser de fato competitiva e forte:
“Numa eleição para prefeito, por exemplo, quem tem uma grande coligação sai na frente, né? Na OAB/ES é parecido, a diferença é que essa coligação é formada pelas chapas de subseção. A doutora Érica conseguiu um grande feito ao reunir tantas chapas, em tantos locais diferentes, e com nomes competitivos. Na urna, portanto, são grandes as chances do eleitor apertar o 10 em dobradinha: na subseção e na seccional”, explicou um deles, sob sigilo.
Outro foi além: “Ter tantas chapas nas cidades, caminhando com Érica, é um grande sintoma de como a advocacia do interior está reagindo ao tratamento que recebeu nos últimos três anos. Procurada sobre o assunto, a assessoria da candidata emitiu a seguinte nota:
“A advogada Érica Neves está muito feliz com o pontapé que a campanha deu, com o ato no Centro de Vitória, com a festa na Enseada do Suá e, claro, com os vários protocolos de chapa de subseção. Ela agradece a presença em massa de tantos advogados e a confiança dos candidatos à Presidência de subseções em participar de seu projeto. Essa foi uma construção feita com muito diálogo, transparência e um ideal em comum: devolver a OAB à advocacia. Eles são líderes, junto dela, dessa primavera da advocacia”.
Na quarta-feira passada (09/10), Érica lotou a Praça Getúlio Vargas, no Centro de Vitória, ao fazer um discurso emocionado de cima de um trio elétrico. De lá, foi até o prédio da OAB/ES numa grande passeata, que lotou as ruas, com faixas e gritos de ordem. À noite, ela ainda reuniu mais advogados numa casa de festas na Enseada do Suá, para uma confraternização. Na sexta-feira (11/10), ela já iniciou a agenda de campanha lançando sua chapa em Viana. Neste sábado (12/10), ela faz um adesivaço de carros na Praça do Papa, na Capital capixaba.



