Carregando...

Duas das maiores lideranças nacionais do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o governador Renato Casagrande e o presidente da legenda, Carlos Siqueira, confirmaram no sábado (02/12) a pré-candidatura do deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB) para disputar o cargo de prefeito de Vitória nas eleições de 2024. A confirmação ao nome de Tyago, que deverá lançar oficialmente a pré-candidatura após o Carnaval – que começa no dia de fevereiro, numa sexta-feira -, foi feita no encontro de lideranças estaduais que a legenda realizou no sábado, na Assembleia Legislativa, na Capital capixaba.

A presença do governador no encontro foi virtual, pois ele está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, participando da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28). De lá, ressaltou as qualidades pessoais, políticas e profissionais de Tyago, que foi secretário de Estado desde o primeiro mandato de Casagrande (2011/2014 e depois em 2019/2022) e reafirmou a confiança que tem no parlamentar:

“Refirmo a pré-candidatura do Tyago a prefeito de Vitória. É bom para o PSB tem candidatura própria na Capital. O trabalho do Tyago Hoffmann tem total confiança minha e do PSB”, assegurou Renato Casagrande.

Além da presença de outras autoridades dos diretórios Estadual e Municipal, o evento contou com a participação do presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, que veio ao Estado especialmente para participar deste momento tão importante para o partido. Ele afirmou ter convicção da capacidade de Tyago para governar a cidade de Vitória, que hoje tem como prefeito o delegado de Polícia Lorenzo Pazolini (Republicanos). Siqueira demonstrou total confiança no trabalho exercido pelo deputado, que já possui uma vasta experiência na gestão pública, tendo em vista que foi super-secretário de Governo.

Carlos Siqueira deixou claro também que o partido não abre mão de ter candidatura própria no primeiro turno e que não há nenhum acordo entre o PSB e o Partido dos Trabalhadores (PT) que visa deixar os socialistas fora da disputa em Vitória:

“No passado, o PT sugeriu que o PSB aceitasse a federalização com eles. Pelas condições impostas, no entanto, o PSB ficaria submisso às decisões do PT. Recusamos a oferta e, se tivéssemos aceitado, hoje o PSB não teria autonomia para lançar candidatura a prefeito aqui em Vitória. Por isso, reafirmo: o deputado Tyago Hoffmann é o nosso pré-candidato para mudar a cidade de Vitória”, frisou Carlos Siqueira.

Sem atacar possíveis adversários e sem citar o nome do atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, Tyago Hoffmann fez um discurso em que ressaltou a necessidade da Capital do Espírito Santo voltar a crescer e voltar a ser protagonista no desenvolvimento econômico e social do Estado:

“O PSB tem que ter candidatura na Capital, porque Vitória deixou de ser exemplo de políticas públicas. Vitória sempre foi a luz, e hoje está com a luz apagada. Nós vamos trabalhar para reconectar Vitória com o desenvolvimento do Espírito Santo, que acontece graças ao governador Renato Casagrande. Precisamos trazer Vitória para o lugar de protagonismo. Para ser prefeito de Vitória, nós temos que inovar, trazer políticas inovadoras. Quero dizer que aceito o desafio do partido para me lançar como pré-candidato a prefeito de Vitória”, disse Tyago Hoffmann.

Professor de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o deputado Tyago Hoffmann lembrou que Vitória tornou-se uma cidade “desconectada” com que vem ocorrendo com os municípios vizinhos. Também sem citar o nome do prefeito Pazolini, Tyago frisou que a Capital está “isolada” em relação ao desenvolvimento do Estado:

“Vitória está muito sem conexão social, econômico e político com aquilo que é feito no Espírito Santo. Vitória não tem a mesma pujância de Cariacica, Vila Velha, Serra e Viana, por exemplo, que promovem parceiras com o Governo do Estado. A administração atual isolou a cidade, que está sem planejamento e sem pensamento para o futuro”, pontuou Tyago Hoffmann.