Carregando...

Depois de percorrerem seis municípios em quatro dias para entrega de obras e anúncio de novos investimentos, o governador Renato Casagrande (PSB) e o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) estiveram neste domingo (22/02) em Domingos Martins, na Região Serrana. Lá, foram recebidos com alegria pela população. Tem sido assim por onde os dois passam pelo Espírito Santo afora. Desde a última quinta-feira (19/02), Casagrande e Ricardo Ferraço estão na estrada. Nesses últimos dias, estiveram em Boa Esperança, Nova Venécia, Vila Pavão, Marilândia e Colatina. Em todas as cidades, inauguraram obras.

Neste domingo, os dois líderes políticos participaram da inauguração da segunda etapa da pavimentação rural do Programa Caminhos do Campo, que trecho da BR-262 que liga o Distrito de Aracê à Rodovia ES-165. Trata-se de um trecho de nove quilômetros até a Comunidade Nossa Senhora do Carmo. Lá, eles inauguraram o Abrigo Institucional “Pecinhas Para Unir” e assinatura Ordem de Serviço para execução da drenagem pluvial da Avenida Módolo, na localidade de Pedra Azul.

Em sua fala, direcionada aos moradores da comunidade, prefeitos da Região  Serrana, vereadores, deputados estaduais e demais lideranças políticas, o governador afirmou que ele e Ricardo Ferraço sempre colocam os interesses públicos em primeiro lugar:

“Eu e o Ricardo colocamos os interesses do Espírito Santo em primeiro lugar. Queremos todo tipo de ajuda nesse trabalho através do diálogo, que é feito com diferenças administrações municipais, parceiros em geral e com as famílias. No entanto, é preciso deixar de lado as pessoas violentas, que já acordam querendo brigar com todo mundo. Essas pessoas não servem para nos ajudar a construir o nosso projeto”, afirmou Renato Casagrande.

Ele, que está em seu terceiro mandato, lembrou que sua gestão transformou o Espírito Santo. “Nosso Estado tinha uma imagem bastante arranhada. Hoje é diferente. As pessoas de outros Estados reconhecem a transformação que fazemos aqui”, pontuou o governador, que, após a solenidade, assistiu a Missa das 10h30 de domingo na Igreja Católica da comunidade.

Casagrande criticou também os políticos que governam sem ter o povo como objetivo maior e, sem citar a palavra “corrupção”, afirmou que ninguém pode se enriquecer com a política:

“É necessário se governar com seriedade. Não podemos ter no governo gente que não tenha como objetivo o bem das pessoas. A política não é para se enriquecer. Se eu me enriquecer com a política é porque estou fazendo coisa errada. Vivo do meu salário de governador, que é muito bom. Quem está na vida pública tem que acordar todos os dias e trabalhar. As pessoas podem não gostar do nosso governo, mas sabem que trabalhamos todos os dias. Queremos que todos trabalhem e produzam para o nosso Estado”, ensinou Casagrande.

Depois de sua fala, o governador Renato Casagrande conversou com o ‘site’ Blog do Elimar Côrtes. Sem citar nomes, ao ser indagado sobre os gestos de carinho e gratidão do povo que ele recebe é importante para combater as suas últimas traições que teve de aliados – o prefeito e o vice prefeito de Vila Velha, respectivamente, Arnaldinho Borgo e Cael Linhalis –, o chefe do Executivo Estadual respondeu:

“Olha, é muito bom a gente poder olhar naquilo que nós estamos construindo no Estado. Estamos tendo uma relação com a população, uma relação direta com a população. Temos muitos parceiros nos municípios, gestores municipais, vereadores, e também as lideranças das comunidades. É muita parceria e isso está sendo reconhecido porque o Estado nunca teve tanto investimento, tanto serviço e obras como nós temos agora”, disse Casagrande, que emendou:

“Nosso governo chegou em 2025 a fazer um investimento de R$ 4,8 bilhões, porque é um governo organizado, equilibrado, é um governo que está presente em todos os 78 municípios capixabas, nos distritos, nas comunidades. Portanto, tudo isso ajuda a gente a receber esse carinho da população.”

Renato Casagrande falou também da decisão que vai tomar a respeito de seu futuro político, se deixa o governo para ser candidatado ao Senado ou se manterá no cargo e não disputa o pleito. Ricardo Ferraço é o nome indicado pelo governador e o grupo político que Casagrande lidera para ser o candidato ao governo nas eleições deste ano:

“No mês de março eu tomo a decisão definitiva”, disse Casagrande.

Como é que está o coração hoje? Apontando em que direção?”, quis saber o Blog do Elimar Côrtes. Casagrande respondeu: “O coração está muito pensativo, o cérebro transferiu para o coração para eu poder tomar uma decisão consciente.”

(Fotos: Mateus Fonseca/Governo-ES)