Carregando...

A secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso, percorreu em três dias, nesta semana pós-Carnaval, os municípios de Pinheiros, Boa Esperança, Nova Venécia e Vila Pavão. Tem sido assim a vida dessa guerreira: ritmo intenso de trabalho, visitas técnicas a obras do Governo do Estado e entregas de investimentos do Executivo Estadual à população capixaba. Na sexta-feira (20/02), em Vila Pavão, Emanuela Pedrosa, ao lado do governador Renato Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço, participou da autorização de repasse superior a R$ 6,3 milhões para a canalização do Córrego Bela Aurora e um de seus afluentes, visando a eliminar alagamentos e prejuízos causados a duas mil famílias.

Neste sábado (21/02) e no domingo (22/02), as agendas com ações de investimento que contarão com participação da secretária Emanuela Pedroso serão, respectivamente, em Marilândia e Domingos Martins. “No nosso Governo, o trabalho realmente não para”, diz Emanuela, que é também gestora do Fundo Cidades, que repassa recursos diretamente às prefeituras para a elaboração de projetos e execução de obras estruturantes. Desde 2023, o foco dos investimentos tem sido a prevenção e mitigação em áreas de risco de desastres, de prevenção a eventos hidrológicos extremos, e de conservação e revitalização de recursos hídricos.

Pinheiros

Na última quarta-feira (18/02), Emanuela Pedroso, acompanhada do prefeito de Pinheiros, Edilson Monteiro, realizou visita técnica à obra de macrodrenagem que vem sendo realizada na sede do município, com recursos provenientes do Fundo Cidades-Adaptação às Mudanças Climáticas. No local, dialogou com moradores e viu de perto os trabalhos realizados para livrar a população de alagamentos que ao longo de anos causaram prejuízos materiais a moradores e comerciantes da região.

Boa Esperança

Na quinta-feira (19/02), a secretária de Estado do Governo esteve em outra agenda de investimentos, participando de inaugurações de duas praças e de uma capela mortuária, e de autorização para que a Prefeitura de Boa Esperança realize a licitação da obra de urbanização do Córrego Boa Esperança. Todos esses investimentos têm recursos provenientes do Fundo Cidades.

A construção da Praça do Café, no Centro, foi realizada em área com aproximadamente 6.081,00 m², contendo 900,00 m² de pavimentação em piso intertravado, estacionamento para aproximadamente 100 veículos, espaço de playground com brinquedos como ponte lúdica curva em madeira, balanço rústico triplo de eucalipto, gangorra tripla de metal com pranchas de madeira, carrossel gira-gira de oito lugares e escorregador de madeira.

O espaço ganhou iluminação em LED e paisagismo. Também foi executada a reforma no antigo palco de 150 m² da Praça do Café, onde foram criadas salas administrativas, reformados banheiros, executadas substituição da cobertura com a instalação de forro, instalação de piso e cerâmica nas paredes, e renovação de toda a instalação elétrica. Já a Praça Boa Mira, outra que foi também inaugurada, possui aproximadamente 582,63 m². O espaço ganhou palco coberto com 30 m², adequado para pequenos eventos culturais; playground com brinquedos semelhantes aos instalados na Praça do Café; e luminárias de LED.

Também foram construídos três banheiros, pavimentação em piso intertravado e paisagismo. E houve ainda instalação de pergolado em madeira, conjunto de lixeiras para coleta seletiva, um bicicletário em tubo de ferro galvanizado e conjuntos de mesa de concreto com bancos, além de pontos destinados à fixação de barracas para feiras e eventos.

Capela

Outra obra que recebeu recursos do Fundo Cidades e foi inaugurada em Boa Esperança, nessa quinta-feira, foi a da capela mortuária localizada na Rua Jayme Barros, no bairro Cidade Nova. Com capacidade para aproximadamente 150 pessoas, sendo 50 delas sentadas, o local possui salão para velório com 80 m², além de outros espaços para banheiros, cozinha de apoio, refeitório e área de serviço. É cercado com muro de alvenaria e gradil, e possui estacionamento frontal com capacidade aproximada para 30 veículos.

Licitação autorizada

Ainda durante a solenidade em Boa Esperança, Emanuela Pedroso participou da autorização para que seja realizada licitação, com recursos do Fundo Cidades-Adaptação às Mudanças Climáticas, para execução pela prefeitura da obra de urbanização e renaturalização do Córrego Boa Esperança, que terá extensão de aproximadamente 750 metros.

Nesse trecho, serão construídos muros de contenção com gabião em ambos os lados do córrego, totalizando 1,5 km de extensão e 1 metro de altura. Também será executada pavimentação em 1.512 metros lineares com blocos Pavi-S. Essa pavimentação vai interligar as ruas Da Igualdade e Dr. Pedro Herkenhoff, e uma alça de apoio da Rodovia ES-130. Todo o trecho será sinalizado.

Vila Pavão

Na sexta-feira (20/02), a secretária Manuela Pedroso participou da agenda do Governo em Vila Pavão, onde foi assinada a autorização de repasse do Fundo Cidades-Adaptação às Mudanças Climáticas para construção de muros de gabião nas margens do Córrego Bela Aurora e em um de seus afluentes. A obra será executada usando estrutura de gabião com altura de 1,50 metro. A extensão do muro em cada uma das margens do córrego será de 635,05 metros. Já em cada margem do afluente, de 131,61 metros, totalizando 1.533,32 metros.

De acordo com a administração municipal, próximo da obra existem aproximadamente 80 imóveis. Com a execução do investimento, diz a secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso, “as famílias deixarão de se preocupar com perdas materiais, danos às suas residências ou, em casos mais graves, com a necessidade de evacuação da área”.

Os muros de contenção garantirão o escoamento adequado da água no córrego e no afluente, prevenindo alagamentos e deterioração de ruas e casas. A obra também vai beneficiar a comunidade com eliminação de focos de insetos e roedores, resultando em diminuição de doenças relacionadas às condições de saneamento básico.

Liderança

Manuela Pedroso destaca o fato de o Governo do Estado, sob a liderança do governador Renato Casagrande e do vice Ricardo Ferraço, investir em todas as regiões capixabas, proporcionando desenvolvimento integrado ao Espírito Santo.

“Em todos os 78 municípios capixabas nossa população obtém qualidade de vida com os investimentos que realizamos, e que também favorecem a infraestrutura e o crescimento das cidades”, diz Emanuela Pedroso. Os repasses do Fundo Cidades são feitos diretamente ao Fundo Municipal de Investimentos de cada município, sem burocracia, permitindo que entregas à população aconteçam de forma mais rápida.