O governador Renato Casagrande e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), deram neste final de semana sinais claros de que vão caminhar juntos nas eleições de outubro de 2026. Arnaldinho tem dito que gostaria de ser o indicado pelo grupo de Casagrande para ser o candidato a governador no próximo ano. No entanto, o número 1 da fila do grupo liderado por Casagrande é o vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço (MDB).

Essa situação, entretanto, não parece incomodar Arnaldinho. Segundo aliados mais próximos do prefeito canela-verde, ele estaria disposto a abrir mão do cargo em abril do próximo ano para ser o candidato a vice-governador na chapa de Ricardo. Oficialmente, ninguém fala sobre o assunto, mas nos bastidores o assunto tem evoluído. E se depender da parceria Casagrande-Arnaldinho, o acordo está bem próximo se se concretizar.

Renato Casagrande, Arnaldinho Borgo, secretários de Estrado e municipais, vereadores e demais lideranças políticas e comunitárias, estiveram juntos na manhã de sábado (15/11), na Praia da Costa. Na ocasião, o governador deu Ordem de Serviço para o início das obras de implantação da infraestrutura urbanística do Morro do Moreno. A agenda também contou com visita técnica às obras de tamponamento do Canal da Costa, realizadas numa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Vila Velha.

Na coletiva à imprensa, ao responder a uma pergunta do Blog do Elimar Côrtes, o governador afirmou que o fator eleição não impede a parceria entre seu Governo e a gestão do prefeito Arnaldinho: “Nada atrapalha o futuro da relação institucional. Estamos trabalhando em Vila Velha e vamos continuar trabalhando juntos”, afirmou Casagrande.

Ele disse ainda que, como líder de um projeto político e administrativo no Estado, seu papel é fazer com que todos estejam juntos no mesmo espaço. Casagrande já conversou sobre esse assunto com outras lideranças políticas capixabas:

“Eu já disse isso para Arnaldinho, já disse para Ricardo Ferraço e para outros líderes do nosso movimento, que o nosso desejo é que todos nós estejamos juntos, porque o que fizemos no Estado nesses últimos anos é diferenciado. Podemos melhorar, mas temos que continuar nesse mesmo caminho, nesse mesmo rumo, na mesma direção, porque transformamos o Espírito Santo num Estado respeitado neste País e todos temos orgulho de morar no Estado do Espírito Santo”.

Depois da visita às obras de tamponamento do Canal da Costa, no trecho embaixo da Terceira Ponte, Renato Casagrande e Arnaldinho Borgo se dirigiram a uma tenda, onde assinaram a Ordem de Serviço para início das obras no Morro do Moreno. Os dois líderes políticos realçaram a parceria:

“Entregas [que fazemos] demonstram que Estado e Prefeitura de Vila Velha estão organizados. Antes, não havia parceria, mas agora temos. E essa parceria faz a transformação da cidade. Se eu e Arnaldinho trabalhássemos sozinhos, não seria possível a realização de obras em Vila Velha. Ninguém faz nada sozinho. Tudo que desejo é que possamos continuar juntos para o Espírito Santo não perder o rumo”, reafirmou o governador Casagrande.

O prefeito Arnaldinho Borgo deu o mesmo tom: “O que estamos fazendo em Vila Velha é uma virada de chave. Aqui tem um governo responsável, que faz as coisas com planejamento social e ambiental. Queremos sempre o melhor para a sociedade, porque estamos fazendo investimentos com dinheiro público”, afirmou.

Arnaldinho completou:

“A nossa parceria com o governo Casagrande deu certo, porque ninguém constrói nada sozinho. As construções têm que ser a várias mãos. Obrigado, governador, por investir em Vila Velha e por estar fazendo justiça histórica com a nossa cidade. Temos um Estado e um município organizados do ponto de vista fiscal e financeiro. O governador puxa e os municípios seguem. Temos um Estado ‘Nota A’ na responsabilidade fiscal. Temos uma Vila Velha também ‘Nota A’ nesse quesito. Temos um Espírito Santo como o Estado mais transparente do País; temos uma Vila Velha como a mais transparente também. Usamos recursos públicos para melhorar a vida das pessoas.”