Transformado em Unidade de Conservação e em Monumento Natural pela atual gestão, em maio de 2021, para proteger o remanescente de Mata Atlântica, o Morro do Moreno está prestes a receber um conjunto de obras históricas que vão consolidá-lo como um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo e do Brasil. Entre as novidades, está o estudo para implantação de um teleférico – alternativa que está sendo analisada juntamente com o funicular (um tipo de bondinho) como possível futuro modal de acesso mecanizado ao topo.
A informação foi anunciada neste sábado (15/11) pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, durante a assinatura da Ordem de Serviço para a pavimentação de 730 metros da via principal de acesso ao topo e para a instalação de sete mirantes – quatro ao longo da subida, um na “Testa da Macaca”, ponto mais conhecido da trilha tradicional, e dois no topo, com vista panorâmica de 360º. A solenidade contou com a participação do governador Renato Casagrande, de lideranças políticas e comunitárias, além de moradores da Praia da Costa e região.
O investimento é de R$ 10,4 milhões, em parceria entre o Município e o Governo do Estado. As obras começam na segunda-feira (17/11) e devem ser concluídas no segundo semestre de 2026. Durante o período de execução, o acesso ao Morro do Moreno ficará interditado para garantir a segurança dos visitantes e o bom andamento das intervenções.
Estudos para teleférico e funicular
O prefeito explicou que Vila Velha está conduzindo estudos para definir o melhor modelo de acesso mecanizado ao topo – teleférico ou funicular. “Os estudos técnicos estão em andamento e avaliam tanto o teleférico quanto o bondinho. A escolha levará em conta critérios ambientais, paisagísticos e a viabilidade de implantação dentro da Unidade de Conservação. Eu, pessoalmente, simpatizo com a ideia do teleférico, que pode trazer um visual muito bonito, mas a decisão será sempre técnica”, afirmou Arnaldinho.
O prefeito destacou que nenhuma dessas estruturas integra o contrato atualmente executado pela empresa AMF Engenharia e Serviços Ltda. “O projeto licitado prevê apenas intervenções de infraestrutura urbanística, como pavimentação, mirantes, área de recepção e medidas de ordenamento do uso público. Qualquer futuro modal de acesso terá processo próprio, com estudos ambientais específicos e absoluto respeito às normas de preservação”, afirmou.
Governador reforça impacto turístico
O governador Renato Casagrande destacou que a obra representa um “investimento robusto no turismo”, capaz de atrair ainda mais visitantes ao Espírito Santo.
“Essa intervenção vai melhorar a vida de quem mora na região e transformar o Morro do Moreno, que passará a receber ainda mais capixabas e turistas, com infraestrutura adequada e mais facilidade de acesso”, afirmou. Casagrande também ressaltou a parceria histórica com o município para viabilizar investimentos que elevem a qualidade de vida da população.
Nova infraestrutura e áreas de apoio
O projeto inclui a construção de um receptivo, uma cafeteria no topo do morro, instalação de iluminação pública em LED e novo mobiliário urbano (bancos, lixeiras, pergolados).
No terreno de 450 m² na Rua João Joaquim da Mota – onde funcionava uma antiga boate – serão construídos uma guarita e uma pequena praça. No terreno em frente, com 790 m², será edificado um conjunto de apoio, com sanitários, sala administrativa, depósito e um espaço voltado à educação ambiental.
Monumento Natural Morro do Moreno
Instituído pelo Decreto Municipal nº 6.447, de 19 de maio de 2021, o Monumento Natural Morro do Moreno tem como objetivo proteger e preservar recursos naturais, hídricos e paisagísticos, além de disciplinar o uso do solo e ocupações em áreas de risco. O Plano de Manejo estabelece diretrizes e programas que asseguram a conservação ambiental e o uso sustentável do potencial turístico do local, conciliando preservação e valorização do patrimônio natural.
