A EDP apresentou na quinta-feira (13/11) o Plano Verão 25/26, conjunto de ações voltadas ao enfrentamento de eventos climáticos severos. Realizado em parceria com a Defesa Civil Estadual, o lançamento reforçou a integração entre instituições públicas e órgãos de emergência como um dos pilares do plano, e destacou as iniciativas da distribuidora quanto à ampliação da infraestrutura energética, digitalização do sistema elétrico e reforço das equipes técnicas diante da previsão de um verão que será marcado por chuvas intensas e ventos fortes, associados ao fenômeno La Niña.

O encontro, promovido no auditório do Centro de Atividades Técnicas da Defesa Civil, na Enseada do Suá, em Vitória, contou com a presença do diretor-presidente de distribuição da EDP, Dyogenes Rosi; do diretor da EDP no Espírito Santo, Edson Barbosa; do tenente coronel da Defesa Civil, Rodrigo Rigoni de Souza; do meteorologista da Defesa Civil, Mauro Bernasconi, e autoridades. Durante o encontro foi abordado o panorama climático previsto para o verão e as estratégias de prevenção e resposta a ocorrências em todo o Estado.

O Plano Verão da EDP amplia a capacidade de resposta do sistema elétrico em períodos de instabilidade, garantindo atendimento ágil à população e continuidade no fornecimento de energia. As ações englobam monitoramento meteorológico, estratégias operacionais, automação de rede e comunicação direta com órgãos de resposta.

“Estamos diante de um novo cenário climático, que exige planejamento e capacidade de adaptação. A EDP tem trabalhado para que o sistema elétrico esteja cada vez mais preparado para enfrentar períodos de chuva intensa e ventos fortes, investindo em tecnologia, equipes treinadas e ações preventivas em toda área de concessão. Nosso propósito é garantir energia com qualidade e segurança, reforçando o compromisso com o bem-estar das pessoas”, afirma o diretor-presidente de distribuição da EDP, Dyogenes Rosi.

Entre os anos de 2024 e 2025, o investimento da EDP na área de concessão no Espírito Santo é de cerca de R$ 1,7 bilhão. Atualmente, a companhia soma 118 subestações em toda a sua área de atuação, o que garante confiabilidade e qualidade no atendimento à população.

Além disso, a digitalização da rede elétrica garante a capilaridade desta tecnologia. Hoje, cerca de 70% dos clientes da EDP em toda a sua área de concessão são beneficiados com equipamentos de restabelecimento automático do sistema (self-healing). Essa tecnologia é imprescindível para religar e seccionar, instantaneamente, trechos da rede com defeito, como o caso de queda de árvores sobre a fiação, isolando o local da ocorrência e, assim, reduzindo significativamente o impacto na região. Entre os anos de 2022 e 2025, foram mais de 900 religadores automáticos instalados.

A tecnologia do Centro de Operação Integrado (COI) da EDP é fundamental para a gestão do sistema elétrico que abastece os 70 municípios, garantindo a continuidade do serviço e a redução do impacto aos clientes em possíveis ocorrências, como no caso de tempestades, com fortes ventos e chuvas. O uso da inteligência artificial e automatização permite que sejam realizadas manobras de carga de forma remota e instantânea.

O planejamento da companhia focado em digitalização também entende a necessidade de levar rede elétrica segura e com qualidade para todos os clientes da área de concessão. Para isso, atua com implantação de redes inteligentes, em localidades de complexidade social. O sistema permite monitoramento em tempo real e de forma remota, garantindo mais agilidade e assertividade no atendimento à população.

Para além da rede elétrica, a empresa conta com uma rede própria de telecomunicações que cobre 99% da área de concessão, assegurando comunicação estável e eficiente entre os centros de operação e os equipamentos instalados em campo. Essa infraestrutura fortalece a confiabilidade do sistema elétrico, permitindo o controle em tempo real de subestações, religadores e outros dispositivos automáticos, além de reduzir a dependência de redes de terceiros e o risco de falhas de comunicação em situações críticas.

Resposta rápida e reforço operacional

O planejamento operacional da EDP conta com o direcionamento da previsão climática, com parcerias especializadas. A partir disso, é possível antecipar e provisionar suas equipes técnicas de forma mais eficaz. Para o enfrentamento dos eventos climáticos, a companhia ampliou seu quadro de equipes que atuam nas ocorrências em campo. Os profissionais são multidisciplinares, o que permite melhor resposta nos atendimentos e, em caso de necessidade, é realizada a migração de técnicos de outras regionais para áreas com maior impacto.

“As bases avançadas, distribuídas estrategicamente em toda área de concessão, permitem deslocamento rápido de técnicos, equipamentos e caminhões. Além disso, atuamos em parceria com prefeituras e órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para o melhor planejamento e execução de serviços preventivos e emergenciais”, destaca o diretor da EDP no Espírito Santo, Edson Barbosa.

E em momentos de elevação do nível de criticidade da operação, o trabalho é realizado a partir de um plano de priorização no atendimento a ocorrências que envolvam hospitais, postos de saúde, unidades de segurança pública e serviços essenciais, como escolas, creches, asilos e casos que possam oferecer risco à vida, além dos clientes cadastrados como dependentes de equipamento elétrico para a sobrevivência. Para isso, são estabelecidos níveis diferentes de criticidade que permitem uma mobilização conforme a necessidade.

O fortalecimento das parcerias com instituições públicas e órgãos de emergência é um dos pilares do Plano Verão. A EDP mantém colaboração permanente com a Defesa Civil Estadual e municipais, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil e prefeituras, além de canais exclusivos de comunicação com o poder público.

Com relação aos canais de relacionamento com o cliente, atualmente, 85% dos atendimentos da Companhia são realizados pelos canais virtuais, site www.edp.com.br e aplicativo EDP Online. Porém, em momentos de grande volume de ocorrências, os clientes buscam também o Whatsapp, pelo (27) 99772-2549 ou pelo Call Center, pelo 0800 721 0707, para registrar as suas demandas.