Carregando...

O 6º Batalhão da Polícia Militar (Serra) realizou na noite desta terça-feira (11) a formatura do V Curso Operacional de Força Tática (COFT). Nesta edição, 35 novos patrulheiros foram formados, plenamente capacitados e qualificados para o mais alto desempenho operacional. O COFT foi instituído em 2021, com o propósito de desenvolver habilidades e competências que permitam aos militares atuarem em elevado nível técnico, especialmente em ocorrências que demandem a aplicação da doutrina de patrulhamento tático motorizado.

Com carga horária de 258h/a, está edição teve início com 40 militares. Os participantes foram submetidos a um regime de instruções intensivas, pautado no rigor técnico, físico e psicológico. Ao final, consagraram-se 35 alunos.

Alcançaram a primeira, segunda e terceira colocação no curso, respectivamente, o 1º tenente Yago Morandi Santos, o 2º tenente Jurandir Flavio de Almeida Neto e o sargento Ranier Fernandes. Por sua proatividade e espírito de corpo, dedicação e generosidade, evidenciadas não apenas nas ações diárias, mas também em suas constantes doações para auxiliar os colegas, o sargento Thiago Bicalho do Amaral foi escolhido como o “Canga do Curso”.

Para o comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Mauricio Alessandro Pinto, a conquista de cada um dos formandos foi alcançada com muito esforço, desprendimento e dedicação: “Com uma rotina que exigiu o enfrentamento do limite de cada um deles”, destacou o tenente-coronel ao citar que os brevês ostentados é materialização da conquista a duras penas.

O comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, salientou que o aprimoramento contínuo na corporação é revelado pelo enfrentamento à violência, ao “novo cangaço” e às facções: “Somos desafiados não só no combate ao crime contra o patrimônio, mas também nas áreas de disputas entre as facções”, destacou Caus, apontando ainda que no Espírito Santo não há área de domínio desses grupos, mas apenas áreas de atuação onde a Polícia Militar circula a qualquer hora.