Carregando...

A Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo deu, nesta terça-feira (21/10), o pontapé inicial para a Chamada Escolar de 2026 com novidades. O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que o Estado vai abrir mais 20 Escolas de Tempo Integral, chegando a 234 até o final de sua gestão, em dezembro do próximo ano. Também haverá expansão das Escolas do Futuro e o número de vagas disponíveis para os jovens estudarem nos ensinos fundamental e médio vai passar de 230 mil. Neste ano, o processo traz uma outra novidade: pela primeira vez, as rematrículas, mudanças de escola e solicitações de novas matrículas acontecerão simultaneamente, no período de 4 de novembro a 12 de dezembro.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (21/10), no Palácio Anchieta, que contou também com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo. As matrículas, rematrículas e transferência de escolas na rede pública estadual para o ano letivo de 2026 começam no dia 4 de novembro e se encerram em 12 de dezembro.

Renato Casagrande lembrou que, quando assumiu o governo em janeiro de 2019, a Rede Estadual de Ensino contava com apenas 32 Escolas de Tempo Integral – uma das ‘heranças malditas’ deixadas por seu antecessor, Paulo Hartung:

“Estamos abrindo mais 20 Escolas Estaduais em Tempo Integral e mais 60 unidades dentro do Escola do Futuro. Estamos dando um passo gigantesco na qualidade da educação capixaba. Desde que retornei ao governo em 2019, serão 202 novas escolas com a oferta do ensino em Tempo Integral. Recebemos a gestão com 32 e vamos entregá-la com 234 escolas nessa modalidade”, pontuou Renato Casagrande.

Um dos compromissos de campanha do então candidato à reeleição ao governo do Estado, Renato Casagrande, no pleito de outubro de 2022 foi a de implantar na área da educação a Escola do Futuro. Compromisso feito e compromisso concretizado. No ano seguinte, a Rede Estadual de Ensino já contava com cinco Escolas do Futuro. No ano seguinte ganhou mais 10; em 2024, foram outras 35 implantadas; e, em 2026, serão mais 60, totalizando 110.

O vice-governador Ricardo Ferraço também participou do anúncio:

“Temos esse compromisso e satisfação em investir para melhorar cada vez mais a Rede Estadual de Ensino. Uma vertente que é relevante destacar é que as nossas escolas de Tempo Integral são muito importantes, pois permitem aos pais trabalharem com tranquilidade, tendo a certeza que os filhos estão estudando durante todo o dia em ambiente seguro com alimentação e apoio multidisciplinar”.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que, com as 20 novas escolas, a Rede Estadual chegará a 85 mil vagas em Tempo Integral, distribuídas entre os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. “O crescimento reafirma o compromisso do Governo do Estado em garantir mais tempo de aprendizagem, formação integral e oportunidades de desenvolvimento para os estudantes”, afirmou.

Segundo Vitor de Angelo, em 2026 mais 60 escolas serão certificadas como Escolas do Futuro, totalizando 110 unidades distribuídas entre as 11 Superintendências Regionais de Educação (SRE) e abrangendo mais de 50 municípios capixabas. A expectativa é de que cerca de 150 mil estudantes sejam diretamente beneficiados pela iniciativa, que já alcança mais de 75% do território estadual.

“Com o avanço simultâneo das políticas de inovação e ampliação do Tempo Integral, a Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo se fortalece como referência nacional em transformação educacional, reafirmando o compromisso do Governo com uma educação pública de qualidade, inclusiva e voltada para o futuro”, reforçou o secretário Vitor de Angelo.

Para conferir a lista com as novas 60 escolas certificadas como Escolas do Futuro, clique aqui.

Para conferir a lista com as novas 20 escolas que ofertarão o Tempo Integral, clique aqui.