Icônico narrador e apresentador da ESPN, Paulo Soares, mais conhecido como Amigão, morreu nesta segunda-feira (29/09) aos 63 anos de idade. Ele teve falência de múltiplos órgãos. Paulo estava internado havia cerca de cinco meses no Hospital Sírio-Libanês, no Centro paulista, tratando de complicações decorrentes de problemas na coluna. O velório acontecerá a partir das 13h às 17h, no Funeral Home, no bairro Bela Vista, em São Paulo.
Natural de Goiânia, Amigão da Galera começou sua carreira no rádio antes de migrar para a televisão. Na frente das câmeras, ele atuou na Gazeta, Record e Cultura. Ele chegou à ESPN em 1990, pouco depois da criação do canal no Brasil, e se tornou uma das principais referências da emissora. Paulo Soares também foi narrador da Rádio Eldorado ESPN no início dos anos 2010.
Paulo Soares dedicou mais de 30 anos de carreira à ESPN e se destacou apresentando o programa SportsCenter ao lado de Antero Greco, que morreu em 2024, vítima de câncer. Paulo Soares era conhecido pelo carisma, bom humor e pela forma leve com que conduzia as notícias esportivas. Ao lado de Antero Greco, formou uma das duplas mais queridas da televisão esportiva brasileira, criando bordões e momentos que marcaram gerações de fãs do esporte.
À época da morte do amigo, ele fez uma participação bastante emocionada no ‘SportsCenter’. “Antero chegava sempre em cima da hora. Em todas as situações. Era uma coisa irritante. Agora, acabei de escrever e dizer: ‘Poxa vida, Antero, você gostava tanto de chegar atrasado, em cima da hora, por que você foi embora agora? Para quê sair tão cedo? Não era a hora ainda’.”
Com mais de duas décadas de televisão, a dupla Amigão da Galera e Antero Greco apresentava o programa SportsCenter desde 2.000, durante a cobertura das Olimpíadas de Sydney. O programa está no ar até hoje.
O apelido de Amigão da Galera surgiu em 1990, através de seu colega e repórter Osvaldo Pascoal, na Rádio Record. Paulo Soares começou sua carreira como narrador aos 15 anos, em fevereiro de 1978, na Rádio Clube Ararense. Ao longo da carreira, trabalhou em várias rádios, como Globo (SP, hoje extinta), Bandeirantes, Record, Gazeta e Estadão ESPN. Na televisão, também teve passagens pelo SBT, Cultura e TV Gazeta. Ao longo dos últimos anos, Paulo Soares foi submetido a seis cirurgias na coluna e precisou ficar afastado na ESPN para cuidar da saúde por duas vezes, em 2017 e em 2023.



