Carregando...

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgados na manhã desta sexta-feira (01/08) mostram que, dentre os maiores municípios da Região Metropolitana, Cariacica é o destaque positivo, com registro de dois homicídios no mês de julho. A cidade está há 26 dias sem nenhum registrar nenhum assassinato. No acumulado do ano foram registrados 52 homicídios contra 65 em 2024, redução de 20%.

Os números da Sesp acrescentam ainda que pelo menos 65 homicídios foram registrados no mês de julho de 2025 no Espírito Santo, contra 90 em julho do ano passado. Este foi o segundo melhor resultado – perde para julho de 2019, quando foram registrados 62 assassinatos – para um mês de julho, desde o início da série histórica em 1996. Resultado é fruto das políticas públicas implementadas pelo governador Renato Casagrande por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

No período de janeiro a julho de 2025 foram registrados 443 homicídios dolosos, redução de 15,8% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram cometidos 526 assassinatos. Este resultado mantém a marca de menor quantidade de homicídios da série histórica desde 1996 (considerando o período parcial de janeiro a junho de cada ano).

Na Região Metropolitana, de acordo com a Sesp, no acumulado do ano de 2025 foram registrados 225 homicídios contra 259 registros no mesmo período de 2024, uma redução de 13,1%. No mês de julho a Região Integrada de Segurança Pública 01 (RISP), que incluem dos municípios da Grande Vitória – também Viana e Guarapari –, registrou 37 homicídios contra 42 em julho de 2024.

A Serra teve 14 assassinatos em julho, pior resultado do ano e pela primeira vez no ano o município registra dois dígitos de homicídios. No acumulado do ano, no entanto, a cidade apresenta redução: foram 50 registros em 2025, contra 69 em 2024, redução de 28%. Vitória, a Capital capixaba, teve 22 homicídios nos primeiros sete meses do ano, frente a 41 no mesmo período de 2024, totalizando uma queda de 46%. No mês de julho, foram registrados três assassinatos na Capital.

No mês de julho foram registrados 11 homicídios em Vila Velha, uma redução em relação ao mês de junho de 2025, quando houve um aumento preocupante nos registros de homicídios. As forças policiais realizaram diversas ações no município para conter a escalada da violência. No acumulado do ano foram contabilizados 75 homicídios contra 63 em 2024, um aumento de 19%.

Por sua vez, Cariacica tem tido uma queda extraordinária no número de assassinatos ao longo deste ano. Em janeiro, foram sete homicídios; contra oito em fevereiro; sete em março; nove em abril; 10 em maio; nove em junho; e dois agora em julho. O prefeito Euclério Sampaio, comentou o resultado do número de homicídios e a queda registrada no município:

“Fazemos em toda a cidade um trabalho muito forte nas áreas sociais, que visa dar oportunidades as pessoas, sobretudo, aquelas que residem em áreas vulneráveis. O trabalho social evita, por exemplo, que um adolescente seja seduzido pelo tráfico”.

O prefeito, entretanto, ressalta a parceria com o governador Renato Casagrande e o vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço, também na área da segurança pública:

“O trabalho preventivo e de repressão realizado pelas forças policiais e por nossa Guarda Municipal também é fundamental para a redução da violência, pois mostra a bandidagem que aqui em Cariacica eles não vão se criar. Fazemos, em parceria com o Governo do Estado, investimentos grandes na tecnologia para dar mais agilidades às ações policiais. Também existe a integração entre a Guarda Municipal com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Todas estão juntas contra o crime”.

Os dados da Sesp apontam ainda destaque para a Região Serrana do Estado, com apenas um registro de homicídio no mês de julho. A Região Noroeste, pelo terceiro mês consecutivo, manteve os registros de homicídios com apenas um dígito (8 em maio, 5 em junho e 9 em julho). Todas a regiões do Estado apresentam redução nos registros de homicídios dolosos.