Eleito vereador pela primeira vez em 2024, com 2.596 votos, Jocemir da Enfermagem (Podemos) passou os últimos dias com uma “diversão”: espalhar pânico entre moradores e comerciantes para impedir a construção da nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), no bairro Santa Bárbara, em Cariacica. Lá, já funciona, num imóvel alugado pela Prefeitura, o Centro-Pop. Fica na Rua Manoel Freire Corrêa, nº 22.
O prefeito Euclério Sampaio (MDB), no entanto, tomou a decisão de construir uma outra sede, numa área maior e com mais espaço para atender a população, que fica na Rua Doutor Dório Silva, no mesmo bairro Santa Bárbara. A obra será construída pela Conserma Serviços, Manutenção e Transporte, vencedora da licitação, ao custo de R$ 2.108.578,31. Os recursos são do Governo do Estado.
O Centro-Pop de Cariacica é um espaço que atende a população em situação de rua. Hoje, atende 40 pessoas por dia e são oferecidos no espaço: refeição (kit de café da manhã, almoço, kit de lanche da tarde e jantar), atendimento psicológico, atendimentos no Consultório de Rua, serviços odontológicos, local para banho e oferta de inclusão no Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), além de um espaço para lavagem de roupas.
O atendimento é de graça, não precisa ter documento para ser atendido. Além disso, o endereço do Centro POP pode ser usado como referência para documentos ou para inclusão no Cadastro Único. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.
Todavia, o vereador Jocimar da Enfermagem e dois petistas considerados xiitas – Thiago Amurim, Laudicéia da Silva – se uniram e passam boa parte do dia nas redes sociais atacando o prefeito Euclério Sampaio e demais autoridades por conta da construção da nova sede do Centro-Pop.
Recentemente, o trio levou um grupo de moradores para a Rodovia Leste/Oeste, que liga Cariacica a Vila Velha, e lá houve protesto e fechamento de vias. Eles também já fizeram manifestações nas ruas de Santa Bárbara. Nos protestos e nas redes sociais – sobretudo em grupos de WhatsApp –, o vereador Jocimar da Enfermagem e seus aliados xiitas do PT acusam as pessoas atendidas no Centro-Pop de Santa Bárbara de “drogados e ladrões”, o que é mentira.
O prefeito Euclério Sampaio, que tirou 10 dias de licença para descansar, explicou na manhã desta quarta-feira (23/07) que é papel do Município acolher a população em situação de rua: “Nossa missão é fazer o acolhimento, dar respeito e oportunidades a essas pessoas”, pondera ele.
O Centro-Pop já funciona há mais de dois anos na Rua na Rua Manoel Freire Corrêa e vai para a Rua Doutor Dório Silva, onde a unidade será construída, por se tratar de um terreno do Município, o que proporcionará redução de custos. O Centro-Pop realiza oficinais a capacitação profissional para essas pessoas. São oferecidas quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
Mesmo de férias, o prefeito Euclério Sampaio explicou que foi o Ministério Público Estadual quem determinou ao Município a construção de uma nova sede, atendendo a um pedido da Defensoria Pública Estadual:
“E eu, como prefeito, concordei com a determinação, pois de fato a atual sede do Centro-Pop não tem mais condições de dar um atendimento de excelência aqueles moradores em situação de rua. Tem mais: estamos estudando possibilidade para que a nova sede possa fazer o atendimento durante 24 horas por dia, possibilitando que essas pessoas durmam no Centro-Pop. Essa possibilidade vai gerar maior segurança para os moradores, pois essas pessoas em situação de rua terão lugar para dormir”.
Euclério Sampaio lembrou que, se a Prefeitura desistir de construir a nova sede, o Poder Público perde os recursos destinados pelo Estado e ele – prefeito – corre o risco de sofrer penalidades judiciais. “O Ministério Público pode ajuizar ação penal e administrativa contra mim”, frisou Euclério.
Segundo o prefeito, o vereador Jocimar da Enfermagem, teria se unido a um “grupo criminoso para espalhar terror e induzir os moradores e comerciantes de Santa Bárbara ao erro”. Por isso, salientou Euclério Sampaio, “pedirei a instauração de um Inquérito Policial em face do Jocimar da Enfermagem, seus parentes, assessores e xiitas do PT que estão espalhando fake news sobre o Centro-Pop e levando medo à população”.
Euclério Sampaio também que o vereador não está se preocupando com as pessoas que mais necessitam do Poder Público. [Jocimar da Enfermagem] Ele tem teto para dormir; essas pessoas, não. O vereador está mentindo para o povo, agindo com deslealdade”, concluiu Euclério Sampaio.



