Carregando...

O Palácio Anchieta, sede do Governo do Espírito Santo, localizado em Vitória, está sediando o evento “Global Policy Dialogue: Promovendo o financiamento climático e transições justas no caminho até a COP30”, que reúne líderes internacionais e de todo o Brasil para tratar sobre o tema. Na quinta-feira (17/07), foi realizada a abertura do evento com a presença do governador Renato Casagrande, que também preside o Consórcio Brasil Verde, e do presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago.

O evento, que segue até esta sexta-feira (18/07), é preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em novembro em Belém, no Pará. Ao longo dos dois dias, acontecem sessões temáticas, grupos de debate, além da plenária de encerramento. Participam também líderes da África do Sul, Alemanha, Argentina, Barbados, Canadá, China, Equador, França, Índia, México, Reino Unido, Uruguai, Estados Unidos e União Europeia.

“O evento é uma oportunidade para o Espírito Santo apresentar o que estamos fazendo e também para aprender, o que para nós é muito importante. Estamos recebendo a discussão sobre financiamento e também sobre a transição justa neste tema de mudanças climáticas. Porque desejamos um planeta em equilíbrio e que seja sustentável. É uma alegria receber nosso embaixador, presidente da COP30, e esperamos que a Conferência em novembro seja um sucesso”, afirmou o governador Casagrande.

O embaixador André do Lago também comentou sobre o evento no Espírito Santo e o que esperar da COP30: “Os objetivos são muito claros e os desafios são muito grandes. E a COP faz parte de um processo, tanto que já é a 30ª. Antes do evento em si da COP30, as reuniões e as discussões são absolutamente centrais para o sucesso da Conferência. Portanto, esse evento em Vitória é absolutamente central, porque a implementação do que é decidido pelos governos nacionais está nas mãos dos governos estaduais, dos governos municipais, do setor privado, da sociedade civil, da academia.”

Segundo ele, muitas vezes as melhores ideias surgem dos governos estaduais e municipais, “porque esses são mais corajosos” e também do Governo Federal, “sobretudo em um país grande como o nosso.” O presidente da COP30 explicou:

“Se não tivermos essas reuniões antes, certamente não teremos os governos nacionais adotando as ideias e as soluções discutidas em encontro como esse de Vitória. Essas soluções são as que a gente está discutindo aqui e eu acho que elas são inspiradoras e a gente quer mostrar que a diversidade do Brasil é, na verdade, a diversidade do mundo.”

O embaixador André do Lago informou ainda que, entre os objetivos do “Global Policy Dialogue” estão: identificação e recomendação de medidas, parcerias e iniciativas para promover transições justas, permitindo que os países alcancem o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza enquanto enfrentam a mudança climática; o avanço sobre as estratégias para aumentar o financiamento climático para os países em desenvolvimento; a discussão de estratégias para aprimorar a capacidade da governança climática global e da cooperação internacional de promover a implementação dos compromissos climáticos acordados; e o fortalecimento do papel dos governos subnacionais na ação climática.

(Fotos: Hélio Filho/Secom)