Carregando...

A Vila Veneto Queijaria, localizada à margem da BR-259, quilômetro 2,5, em João Neiva, município que fica na Microrregião Metropolitana Expandida Norte do Espírito Santo, conquistou medalhas de ouro e prata no VIII Prêmio Queijo Brasil, que começou na quinta-feira (10/07), em Blumenau (Santa Catarina), e termina no domingo (13/07). De quebra, a Vila Veneto ganhou também medalha de prata por ter o segundo melhor doce de leite do País. A queijaria Veneto foi eleita, ainda, como a melhor do Estado na mesma competição de Santa Catarina.

O resultado da premiação foi divulgado na noite de quinta-feira e comemorado pelos empresários Roberto Cuzini e Renata Ravane – eles são casados –, donos da queijaria capixaba. A Vila Veneto faturou ouro com o queijo Morbier e prata com o Asiago. O evento em Santa Catarina reúne produtores, especialistas e apreciadores de queijo artesanal brasileiro, com programações como oficinas, palestras, rodadas de negócios e um festival aberto ao público.

Roberto explicou que, desta vez, ele e sua esposa não puderam participar presencialmente da VIII Prêmio Queijo Brasil. Por isso, enviaram as amostras de quatro dos oito tipos de queijos que sua empresa produz. As amostras foram avaliadas por jurados. A Vila Veneto tem produção própria: da vaca até o prato do consumidor. O gado é cuidado na fazenda do casal Roberto e Renata e fica localizada em Rio Otelo, no distrito de Acioli, em João Neiva.

“As conquistas em Blumenau nos enchem de orgulho. Mostram que estamos no caminho certo. A loja fica aberta todos os dias da semana, de 7 horas às 17h30, para atender melhor as pessoas que param em nossa queijaria. Aqui também é restaurante”, explicou Roberto.

“Estamos localizados no coração da Rota do Queijo capixaba. E conquistar também o prêmio de melhor queijaria do Espírito Santo, no mesmo evento de Santa Catarina, é muito importante”, completou o empresário.

Morbier:

Eleito o melhor queijo do Brasil em sua categoria – de ‘Queijos Especiais –, o Morbier passa 60 dias em maturação. É de origem francesa e dentro do queijo há duas faixas de carvão vegetal, que é um de seus destaques, segundo Roberto Cuzini: “O Morbier está há cinco anos sendo operado pela alta gastronomia capixaba. Cai muito bem com vinho e é um queijo amanteigado”, explica o empresário.

Asiago:

Apontado como segundo melhor queijo brasileiro na categoria ‘Queijos Especiais acima de 60 dias’, o Asiago é de origem italiana. Tem um sabor mais intenso e proporciona alguns cristais ao longo do processo de maturação de quatro meses. Também é mais amanteigado.

Doce de leite

Artesanal, o doce de leite da Vila Veneto conquistou medalha de prata graças ao seu sabor. É produzido apenas com leite e açúcar. O segredo, segundo o casal Roberto e Renata, está no “modo de fazer”. É um doce de leite cremoso, que tem encantado, sobretudo, nas sobremesas.