Eleito novo presidente do Partido dos Trabalhadores no Espírito Santo, o deputado estadual João Coser afirmou que sua missão é aumentar o número de representantes da legenda na Assembleie Legislativa e na Câmara Federal. Ex-prefeito de Vitória por dois mandatos consecutivos, Coser venceu o Processo de Eleição Direta (PED) da legenda, realizado em 58 municípios capixabas, no domingo (06/07). A vice-presidente na chapa vitoriosa é a também deputada estadual Iriny Lopes (PT). O mandato dos eleitos terá duração de quatro anos.
João Coser liderou a chapa ‘A Estrela tem que Brilhar’, que derrotou a chapa Construindo um Novo Brasil (CNB), comandada pela deputada federal Jack Rocha (PT), que buscava a reeleição. A posse da nova direção deve ocorrer em setembro de 2025. Resultado do PED divulgado na noite desta segunda-feira (07/07) mostra como foi a votação na disputa pelo comando PT no Estado: João Coser/Iriny Lopes: 4.027 votos; Jack: 3.102; Votos em branco: 241; Nulos: 86.
Esta é a quarta vez que Coser assumirá a presidência do PT. A última vez foi no triênio 2017/2019, quando foi sucedido por Jack Rocha. Em Nota à Imprensa, João Coser e Iriny Lopes comemoraram o resultado e agradeceram o apoio recebido da militância:
“O resultado é uma vitória de cada filiado e filiada que acredita que o PT precisa estar presente nas bases, reorganizar seus diretórios, dialogar com o povo e se preparar para os desafios que estão por vir. Temos o compromisso de, em curto prazo, fortalecer a luta em defesa do legado e da reeleição do presidente Lula, de reeleger o companheiro Contarato [Fabiano Contarato] ao Senado, de ampliar a nossa representação na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados e de discutir com a militância os rumos do Estado do Espírito Santo”, diz trecho da Nota.
“Registramos nossa gratidão a todos que estiveram ao nosso lado nessa jornada por um PT Capixaba mais vivo, maior e mais vibrante. Da mesma forma, queremos agradecer a companheira Jack Rocha pelos seus seis anos de dedicação à frente da presidência estadual do partido. A partir de agora, somos um só partido, com uma só tarefa: manter nossa estrela acesa, brilhando em cada município e no coração de cada militante. Com diálogo, coragem e unidade o PT seguirá firme como instrumento de transformação social e esperança para o povo capixaba”, concluíram João Coser e Iriny Lopes.



