Carregando...

O governador Renato Casagrande (PSB) inaugurou, na manhã deste sábado (15/03), o Centro de Prevenção Comunitária, um espaço inédito que atenderá até 120 crianças e adolescentes que residem na região do ‘Território do Bem’, em Vitória. A unidade, a primeira do Brasil e que é espelhada em experiências exitosas de outros países, tem como principal foco a prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas. No mesmo local, o Governo do Estado realizou mais uma ‘Ação Integrada para a Cidadania’, projeto do eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, com a oferta de vários serviços aos moradores da região.

O Centro de Prevenção Comunitária é também uma ação do Estado Presente, conforme ressaltou o governador em entrevista coletiva, ao chegar ao local onde está instalado o Centro, na Rua Dr. Américo de Oliveira, no bairro Consolação. O local vai atender 60 crianças/adolescentes pela manhã e mais 60 à tarde, sempre no contraturno escolar. O Governo do Estado tem como parceira nessa ação a ONG Rede Amor e Compaixão, coordenada pelo pastor Ozenir Correia, da Igreja Batista Filadelfia::

“Todas as ações aqui estão vinculadas ao Estado Presente. Estamos trazendo ação social, serviços do Governo para as comunidades do Território do Bem. Estamos inaugurando o nosso Centro de Prevenção, que é um local importante para ofertar para crianças e adolescentes de 6 até 14 anos, todas as atividades que possam fortalecer a ação da família na prevenção das drogas”, disse Casagrande.

O Centro de Prevenção Comunitária oferece prática de esportes, cultura, oficinas. “Enfim, tudo aquilo que fortalece a ação humana e pessoal para a gente poder ter uma condição de ter uma pessoa que cresça longe das drogas. É mais uma ação do Governo em comunidades que precisam da presença forte dos serviços públicos. Esse projeto foi inspirado em experiências internacionais que tiveram resultados bem positivos”, acrescentou o governador.

Casagrande entende que não se pode fazer um trabalho só moralista, em que a força policial do Estado apenas condena o uso de drogas: “Precisamos fortalecer esses vínculos com medidas que emocionalmente e psicologicamente fortaleçam essas pessoas. Então, desde criança, nós vamos ter aqui essa oportunidade para essas famílias”, frisou o governador.

O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) agradeceu ao pastor Ozenir Correia e sua ONG Rede Amor e Compaixão por estar integrado ao projeto do Centro de Prevenção Comunitária de Vitória: “Com este gesto, o senhor leva expectativa e esperança para os jovens. Se quisermos uma sociedade diferente e comprometida com os valores cristãos, com a fé e família, temos que multiplicar esse tipo de projeto”, ensinou Ricardo, que concluiu:  “O Governo do Estado fez a escolha de levar  para as comunidades um ambiente de prosperidade e paz social”.

O Centro de Prevenção Comunitária está dentro do Rede Abraço, que integra a Secretaria de Estado de Governo (SEG). De acordo com o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, a unidade é uma iniciativa inédita, que vai promover o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, oferecendo alternativas e suporte para evitar o envolvimento com drogas:

“Estudos apontam que o melhor caminho para se trabalhar a prevenção ao uso de drogas e ao uso da criminalidade é investir no fortalecimento dos fatores de proteção social, no desenvolvimento das habilidades socio-excepcionais e no estímulo a essas crianças e adolescentes a acreditarem e apostarem num projeto de vida que não seja necessária uma adesão à criminalidade, ao uso de drogas ou qualquer outro tipo de violência”, disse Carlos Lopes.

Nesse sentido, prossegue ele, “o nosso Centro vai ofertar um conjunto de serviços como oficinas de balé jiu-jitsu, ginástica, atividades esportivas de modo geral, reforço escolar e também atendimento psicossocial, tanto para as crianças como também para as suas respectivas famílias. Esse é o primeiro Centro de Prevenção Comunitária aqui no Espírito Santo e até onde nós temos conhecimento, nesses moldes, é o primeiro do Brasil. Como já disse, esse Centro foi inspirado nas experiências internacionais como por exemplo de Medellín [Colômbia] e também em comunidades que se cuidam dos Estados Unidos e vem apontando ser experiências promissoras no que tange a prevenção à questão da drogadição.”

Inauguração

Na inauguração do Centro de Prevenção Comunitária, a secretária de Estado de Governo, Manuela Pedrosa, lembrou que “nosso Governo está sempre presente na nossa capital, trabalhando com as comunidades”. Segundo ela, a unidade vai mudar a realidade das crianças e adolescentes da região. O Território do Bem é composto pelos bairros Itararé, Jaburu, Bairro da Penha, Bonfim, Engenharia, Consolação, Floresta, Gurigica e São Benedito.

Secretária de Estado dos Direitos Humanos, Nara Borgo acredita que o trabalho a ser desenvolvido no Centro de Prevenção Comunitária de Vitória vai contribuir para unir mais as famílias: “Este é mais uma ação e cidadania para a região do Território do Bem trazida pelo Governo do Estado. Com certeza, teremos famílias mais estruturadas”.

O secretário de Estado da Economia e Planejamento e secretário executivo do Estado Presente, Álvaro Duboc, lembrou que o programa foi criado pelo governador Renato Casagrande por entender que a prevenção é o melhor caminho para evitar que os jovens busquem o mundo das drogas e da criminalidade: “Antes do Estado Presente, se discutiam mais polícia, mais prisões, mais cadeias. Essa política não era solução definitiva. A partir de 2011, com o Estado Presente, o Governo inseriu a política de ações sociais nas discussões da segurança pública”, explicou Duboc.

(Fotos: Rodrigo Zaca/Governo-ES)