Carregando...

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, reagiu com indignação a postura da Independente de Boa Vista, penúltima escola de samba a desfilar no Grupo Especial, no  domingo (23/02), no Sambão do Povo, no Tancredão, em Vitória. Às escondidas do prefeito, a escola levou para a avenida uma ala do Movimento dos Sem-Terras (MST), que Euclério considera um “grupo criminoso, que espalha tristeza e terror no campo”. A escola homenageou o fotógrafo Sebastião Salgado, mundialmente conhecido, o que o prefeito considera justo.

Porém, Euclério não gostou da presença da ala do MST na Boa Vista. Por isso, decidiu que a partir de agora a Prefeitura não mais repassará recursos financeiros para a agremiação, cuja sede fica no bairro Alto Boa Vista e abrange os bairros de Itaquari, Alto Laje, Sotema e Expedito, em Cariacica.  Para o Carnaval deste ano de 2025, a Prefeitura repassou R$ 650 mil para a Boa Vista, que conseguiu mais recursos, junto a empresários, totalizando R$ 1 milhão:

“Venho a público me manifestar sobre a polêmica envolvendo o desfile da Independente de Boa Vista no Carnaval de Vitória. A partir deste ano, não faremos mais qualquer repasse à escola. Não compactuo com homenagens a movimentos criminosos, que espalham tristeza e terror no campo”, pontuou o prefeito Euclério Sampaio, no Instagram.

Ele prosseguiu: “Quando nos apresentaram o projeto, a escola nos informou que faria homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado. Em nenhum momento nos informou que levariam para a avenida uma ala do MST. Não participo de Carnaval e nosso objetivo enquanto Prefeitura foi fomentar o movimento cultural de nossa cidade. Contudo, esse erro é inadmissível. Vamos responsabilizar a escola de forma cabível”.

O enredo da Boa Vista foi “Os Olhos do Mundo – Assombros de Sebastião Salgado”. A história contada na avenida teve como fio condutor os detalhes e as histórias do Estado fotografado por Sebastião Salgado, uma figura icônica no mundo da fotografia, com experiências em mais de 120 países onde esteve para realizar seus projetos fotográficos. Nascido em Aimorés (Minas), em 8 de fevereiro de 1944, o fotógrafo veio para o Espírito Santo ainda novo e viveu parte de sua juventude em Vitória.