Sem resultados
Ver todos os resultados
quinta-feira, 17 julho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Segurança Pública

Decreto de Lula regulamenta a atuação das Guardas Municipais

“As GMs, órgãos operacionais do Sistema Único de Segurança Pública, poderão realizar patrulhamento preventivo, sem prejuízo das competências dos demais órgãos de segurança pública federais, estaduais e distritais”, diz o decreto. “É uma demanda de gestores de todo o País para reforço da segurança em cidades e Estados. A atuação das Guardas Municipais é um importante instrumento nesse sentido, já que são formadas por cidadãos próximos às comunidades, que conhecem o cotidiano local e poderão prestar serviços importantes”, comemorou o ministro Flávio Dino. 

2 de janeiro de 2024
dentro Segurança Pública
Decreto de Lula regulamenta a atuação das Guardas Municipais
524
COMPARTILHAMENTOS
1.5k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que regulamenta as prerrogativas das Guardas Municipais no Brasil, com previsão para realização de prisões em flagrante, atendimento a ocorrências que representem risco grave à vida e à segurança de pessoas e de patrimônio, e realização de patrulhamento preventivo. O texto, assinado no dia 21 de dezembro de 2023, dispõe sobre a cooperação da categoria com os órgãos de segurança pública da União, dos Estados e do Distrito Federal. Foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (22/12).

“As Guardas Municipais, órgãos operacionais do Sistema Único de Segurança Pública, poderão realizar patrulhamento preventivo, sem prejuízo das competências dos demais órgãos de segurança pública federais, estaduais e distritais”, diz o decreto. Na hipótese de ocorrências que configurem crime, as Guardas Municipais poderão: realizar a prisão em flagrante dos envolvidos;  apresentar o preso e a correspondente notificação circunstanciada da ocorrência à Polícia Judiciária competente para a apuração do delito; contribuir para a preservação do local do crime, quando possível e sempre que necessário….

Ainda de acordo com o texto, a atuação das Guardas Municipais deve ter como princípios a garantia do respeito aos direitos fundamentais previstos na Constituição; a contribuição para a paz social, a prevenção e a pacificação de conflitos; e a garantia do atendimento de ocorrências emergenciais.

“Guardas Municipais mais fortes e com mais segurança jurídica para atuarem na Segurança Pública, em defesa da sociedade”, escreveu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em suas redes sociais. “É uma demanda de gestores de todo o País para reforço da segurança em cidades e Estados. A atuação das Guardas Municipais é um importante instrumento nesse sentido, já que são formadas por cidadãos próximos às comunidades, que conhecem o cotidiano local e poderão prestar serviços importantes”, completou Dino, recém nomeado pelo presidente Lula para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

A demanda de Sindicatos e Associações Nacionais dos Guardas Municipais por mais autonomia e reconhecimento jurídico é antiga. Em agosto, o STF já havia feito uma importante sinalização nesse sentido quando reconheceu o vínculo das Guardas Municipais com o sistema de segurança pública do Brasil.
Uma das autoras da ação, a Associação das Guardas Municipais do Brasil (AGM Brasil), disse à época que a decisão dá mais segurança para prefeitos investirem nas guardas. No País, cerca de 1.250 municípios têm guardas constituídas, com efetivo de 130 mil agentes, segundo a entidade.

Pela regra anterior, os Guardas Municipais não poderiam exercer atribuições das Polícias Civil e Militar, como abordar pessoas na rua de forma aleatória e fazer revistas pessoais. Prisões e apreensões de drogas feitas pelos guardas, por exemplo, acabavam derrubadas na Justiça.

Post Views: 382
Compartilhe210Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato

Copyright © 2024 Augusto Assis