O delegado de Polícia Civil Joel Lyrio Júnior, que assumiu em fevereiro de 2022 o cargo de secretário Municipal de Defesa Social da Serra, a convite do prefeito Sérgio Vidigal (PDT), anuncia nesta entrevista ao Blog do Elimar Côrtes uma série de projetos que já vêm sendo desenvolvidos na Pasta e outros que serão colocados em prática nos próximos dias. Esta é a segunda passagem de Joel Lyrio na Sedes – ele havia ocupado o cargo de secretário entre 2009 e 2010, também na gestão de Vidigal como prefeito. Desta vez, Lyrio assumiu o lugar do também delegado de Polícia Fabrício Araújo Dutra, que pediu exoneração por motivos pessoais.
Joel Lyrio revela que um dos objetivos de sua tarefa e de toda a equipe é a modernização e reequipamento da Secretaria de Defesa Social (Sedes) e seus Departamentos. O prefeito Sérgio Vidigal quer transformar a Serra numa cidade digital e não mede esforços para inserir a Sedes num novo contexto tecnológico. No Departamento de Operações de Trânsito, pelo menos quatro serviços já estão digitalizados: Carteira de Estacionamento para Idosos, Carteira para Pessoas Portadoras de Deficiência, Indicação Real de Condutor e Solicitação para Realização de Eventos.
“Para ter acesso a esses serviços, as pessoas não precisam ir mais até a sede da Secretaria. Basta fazer os pedidos pela internet”, explica o secretário Joel Lyrio. Em breve, os serviços da Coordenaria de Defesa Civil também estarão na internet, como os pedidos para emissão de alvarás e vistorias.
Outro investimento forte é o Cerco Eletrônico, implantado na Serra em julho de 2021, sete meses após a posse do prefeito Sérgio Vidigal. O sistema vai ganhar mais 60 câmeras de videomonitoramento e 30 câmeras para identificação de pessoas e veículos com restrição – furtos e ou roubos. Serão, ao todo, 171 câmeras, que patrulharão as avenidas e ruas dos bairros serranos, enquanto o Cerco Inteligente do Estado fica responsável pelo patrulhamento, vigilância e fiscalização nas vias estaduais:
“Esperamos, com essa ferramenta, reduzir em até 50 % o número de furtos e roubos de veículos na Serra. Desta forma, as seguradoras poderão reduzir o valor do seguro de automóveis no município. Ao mesmo tempo, estaremos ajudando as demais forças de segurança pública – Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Polícia Federal – no combate à criminalidade”, explica o secretário Joel Lyrio.
Ele informa que o Cerco Eletrônico terá também uma base de Identificação Facial, para ajudar a identificar e localizar foragidos da Justiça: “O sistema estará acionando a polícia tão logo identifique pessoas com restrição judicial”, frisa Joel Lyrio.
O secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio, tem também a missão de reestruturar a Guarda Civil Municipal. A Pasta está promovendo a compra de novas viaturas e armamentos, além de fazer a troca de armas, passando a utilizar pistolas Glock. Os agentes municipais vão receber dispositivos menos letais, como taser – arma não letal, preferida das forças policiais, o taser dispara um forte pulso elétrico, que imobiliza o alvo.
Os guardas municipais têm passado também por treinamentos: “Vamos manter o viés da repressão, mas traremos de volta o conceito da Guarda Civil Comunitária. Estamos capacitando nossos agentes para criarmos a Patrulha Maria da Penha e a Patrulha Escolar”, explica o secretário. A Patrulha Maria da Penha tem a finalidade de acompanhar e apoiar mulheres vítimas de violência doméstica, no sentido de reduzir agressões físicas e psicológicas, ameaças e feminicídios. A Patrulha Escolar vai buscar levar maior segurança para as portas das escolas localizadas na Serra.
Outro objetivo no processo de reestruturação é a reativação do Núcleo de Defesa Civil Comunitária (Nudec). De acordo com Joel Lyrio, a finalidade é promover palestras e formar lideranças comunitárias para auxiliar a Defesa Civil nos bairros. As lideranças poderão, segundo o secretário, apontar locais que correm risco de desastre, erosão, etc:
“O Departamento de Políticas de Segurança Pública, da Sedes, está aplicando ações preventivas, realizando trabalho integrado com outras Secretarias Municipais. Este nosso Departamento realiza oficiais e palestras que visam a inclusão de jovens residentes em bairros de vulnerabilidade social”, disse Joel Lyrio.
Segundo ele, a Secretaria de Defesa Social conta com o Observatório de Segurança Pública e Informações Estratégicas (OSPIE), que, para aumentar a eficiência nas ações de prevenção e repressão, oferece estatísticas que são apresentadas e discutidas no Gabinete Integrado, que conta com a participação das demais forças de segurança pública estaduais e federais. De acordo com Joel Lyrio, os relatórios produzidos pelo OSPIE contêm informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e também dados mais detalhados relativos a todos os tipos de delitos registrados no município da Serra.
O prefeito Sérgio Vidigal, segundo o secretário Joel Lyrio, tem uma visão voltada para a inclusão social. No entanto, sabe que não pode deixar de lado as ações de repressão. Neste sentido, orienta a Secretaria de Defesa Social a apoiar as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal no dia a dia. E uma das ferramentas para esse apoio é a Ronda Motorizada Municipal.
“Nossa Guarda Municipal tem tido uma atuação muito forte na fiscalização de bailes irregulares, dando apoio a outras Secretarias e às demais forças policiais. Ao mesmo tempo, tem mantido uma forte atuação nas escolas”, pontua Joel Lyrio.
Por conta da pandemia da Covid/19, a Prefeitura da Serra voltou a proibir a realização de Carnaval este ano nas praias locais – o calendário previa Carnaval para final de fevereiro e início de março. Mesmo assim, segundo o secretário Joel Lyrio, a Guarda Municipal foi para as ruas e balneários fazer o patrulhamento como se estivesse sendo realizado desfile de blocos e tendo movimentação de carnavalescos nas vias:
“Mesmo sem qualquer tipo de folia, atuamos nas ruas e nos balneários. Entendemos que a polícia tem que trabalhar com a produção do não fato. E, desse modo, não foi registrada ocorrência de grande vulto relacionada ao Carnaval”.
O prefeito Sérgio Vidigal vai anunciar em breve também mais uma etapa do processo de modernização da Secretaria de Defesa Social, que é a construção do Complexo Municipal de Segurança Pública. Terrenos para a construção do Complexo já estão sendo estudados. A ideia, segundo Joel Lyrio, é quer toda a estrutura da Pasta funcione em um único espaço físico.
A Prefeitura da Serra já está participando ativamente do Maio Amarelo. No dia 5 deste mês, agentes do Departamento de Operações de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social participaram de uma simulação de acidente, junto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Detran/ES. Na simulação, um carro e um ônibus colidiram e em seguida atropelaram vários pedestres, deixando múltiplas vítimas no asfalto e presas às ferragens.
A simulação aconteceu em Laranjeiras e marcou a abertura do Maio Amarelo, movimento de âmbito mundial que une poder público e sociedade civil em ações de conscientização a respeito da importância da segurança no trânsito.
“A gente quer que a Serra seja exemplo para o Espírito Santo nas políticas públicas de prevenção à violência no trânsito. Tivemos no ano passado uma diminuição de 14% no número de acidentes de trânsito e vamos trabalhar para que a gente consiga diminuir ainda mais neste ano”, disse o secretário Joel Lyrio.
No total, a simulação envolveu mais de 100 profissionais, entre agentes de trânsito, socorristas do SAMU, policiais militares, bombeiros e policiais civis. Como a situação simulava um acidente de grandes proporções, houve até o emprego do helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer), que pousou próximo ao teatro de operações e simulou o transporte de vítimas.



