A Prefeitura Municipal de Cariacica e a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) firmaram parceria para a criação do ‘Programa Encoraja Elas’. O projeto, idealizado pela Gerência dos Direitos da Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), vinculado à Findes, e vai, inicialmente, beneficiar 40 mulheres vítimas de violência doméstica que residem em Cariacica.
O objetivo do programa, de acordo com a secretária Municipal de Assistência Social, Danyelle de Souza Lírio, é qualificar as mulheres e promover a autonomia financeira, possibilitando o rompimento do ciclo de violência vivenciado por elas, em sua maioria, devido à dependência financeira do agressor.
O programa está dividido em quatro módulos: o primeiro vai ofertar atendimento psicológico às mulheres por meio de sessões realizadas com psicólogos do programa. O segundo módulo contará com aulas de reforço escolar em Matemática e Português, preparando as mulheres para atuar no mercado de trabalho. O terceiro módulo vai oferecer o curso completo de Empreendedorismo. Já o quarto e último módulo será de qualificação profissional.
Danyelle de Souza Lírio informa que no quarto módulo serão oferecidas 20 vagas na área de Artesanato Funcional (decoração de festas e lembrancinhas de festa) e 20 vagas na área da Culinária (doces e salgados finos).
“O ‘Programa Encoraja Elas’ é exclusivo para mulheres vítimas de violência doméstica. Pode ser qualquer tipo de violência, física, psicológica ou ameaças. A Prefeitura de Cariacica possui outros programas também voltados para o público feminino. Nossa missão é ajudar os demais órgãos a acabar ou reduzir a violência doméstica. Ajudar a reduzir o feminicídio, algo que, infelizmente, ainda é muito grande no País”, pondera a secretária Danyelle de Souza Lírio.
Um outro programa criado pela gestão do atual prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União Brasil), é o “Cariacica por Elas”, inserido na Secretaria de Assistência Social. Desde que tomou posse, em janeiro de 2021, Euclério tem implantado diversos ações sociais que visam reduzir todos os tipos de violência na cidade. São programas que integram as populações residentes em áreas de vulnerabilidade social às ações de prevenção e de oportunidades, sobretudo, na inserção ao mercado de trabalho.
Ao mesmo tempo, o prefeito Euclério Sampaio volta as atenções à repressão, por meio da Guarda Municipal e da integração com as forças de segurança pública, como Polícias Militar e Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário.
De acordo com a secretária Danyelle Lírio, o ‘Cariacica por Elas’ tem como objetivo informar a população a respeito da importância de denunciar casos de violência contra a mulher. São distribuídos materiais educativos e informativos nos equipamentos públicos como os Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Conselhos Tutelares e estabelecimentos comerciais.
Os cartazes e fôlderes contêm telefones dos locais onde as vítimas podem denunciar as agressões e também a explicação sobre os diversos tipos de violência contra a mulher, como a violências física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Para denunciar casos de violência contra a mulher basta ligar para o Disque Denúncia (181), Central de Atendimento à Mulher (180) ou Polícia Militar (190).
Neste ano de 2021, o Procon de Cariacica e a Gerência dos Direitos da Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizaram afixação de cartazes da campanha “Cariacica por Elas”, que visa a erradicação da violência contra a mulher e a divulgação dos canais de denúncia de atendimento. “A campanha é essencial para que possamos alcançar mulheres vítimas de violência e levar a elas o conhecimento dos meios de como denunciar o agressor. Com mais divulgação, o programa abrange mais pessoas, e mais vidas de mulheres podem ser salvas”, destacou a secretária Danyelle de Souza Lírio.
Ainda de forma preventiva, a Secretaria de Assistência Social também vai às escolas de Cariacica por meio do ‘Programa Maria é Mais’ para conversar com as crianças e adolescentes e orientar sobre o cuidado e respeito com as mulheres. Na última quinta-feira (17/03), Danyelle Lírio comandou palestra na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manuel Mello, em Vila Palestina. O evento contou com a presença de 300 alunos do 6º e do 7º anos, nos turnos matutino e vespertino.
“Abraçamos a causa do combate à violência que é tão necessária. É muito importante a gente fazer essas ações, conscientizando crianças sobre este assunto. Elas vão crescer sabendo reconhecer qualquer tipo de violência contra a mulher”, declarou a secretária de Assistência Social, Danyelle Lírio.
Outra novidade anunciada por Danyelle Lírio é que a Prefeitura de Cariacica vai iniciar neste primeiro semestre a construção da Casa da Mulher Brasileira, que ela considera “um grande marco para nossa cidade”, que unificará todos os atendimentos às mulheres vítimas de violência. A Casa da Mulher Brasileira de Cariacica foi lançada no dia 23 de julho de 2021 pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Está sendo erguida num terreno pertencente ao Município ao lado do Estádio Kleber Andrade, no bairro Rio Branco, na Região de Campo Grande.
A Casa da Mulher conta com a parceria do Governo do Estado, Tribunal de Justiça e do Ministério Público Estadual, com o intuito de oferecer atendimento integrado às vítimas de violência. A unidade terá serviço de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia da mulher, juizado especializado, ministério público, defensoria pública, serviço de promoção para autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.



