Carregando...

 

O delegado de Polícia Civil Joel Lyrio Júnior é o novo secretário Municipal de Defesa Social da Serra. Convidado pelo prefeito Sérgio Vidigal (PDT), ele aceitou o convite para assumir o cargo que até então era ocupado por seu colega, o também delegado Fabrício Araújo Dutra, que pediu exoneração por motivos pessoais.  Vidigal vai aproveitar para fazer mais mudança na Pasta. As mudanças estão publicadas no Diário Oficial do Município da Serra desta terça-feira (08/02).

Joel Lyrio, que já foi chefe da Polícia Civil do Espírito Santo no primeiro mandato do governador Renato Casagrande, vinha atuando ultimamente como diretor da Academia de Polícia (Acadepol). Ele já ocupou o cargo de secretário de Defesa Social da Serra, até 2010, também na gestão de Sérgio Vidigal. Deixou a Pasta justamente para assumir o comando da PC capixaba.

Seu antecessor, Fabrício Dutra, retorna às atividades na Polícia Civil. O Diário Oficial do Estado desta terça-feira (08/02) publica a designação dele para ser o chefe da 1ª Delegacia Regional (Vitória), localizada no bairro Horto, na Capital do Estado.

“Sou muito grato ao prefeito Sérgio Vidigal pelo convite e a oportunidade que meu deu nesse um ano de trabalho. Também sou grato aos colegas da Pasta pelo apoio e profissionalismo com que vêm trabalhando no dia a dia. E grato às demais forças de segurança pública pelo entendimento e a integração, em prol da melhoria da segurança na cidade”, agradeceu o delegado Fabrício Dutra.

Outra mudança publicada é a nomeação do coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar Antônio Carlos Barbosa Coutinho, para exercer o cargo de subsecretário Municipal de Defesa social. Coutinho, que já foi comandante-geral da PM, assume no lugar de Alessandro Darós Vieira, que passa a ser o coordenador de Administração de Convênios e Captação de Recursos, da Coordenadoria de Governo do Município da Serra.

A Secretaria Municipal de Defesa Social coordena ações de fiscalização e operação de trânsito, de segurança pública (por meio da Guarda Municipal), serviços de guarda-vidas, segurança patrimonial e de defesa civil. Além disso, visa potencializar ações preventivas com foco na promoção de ambientes seguros. Com órgãos parceiros, implementou o Plano Municipal de Segurança e atua em parceria com outras secretarias municipais e instituições governamentais em atividades educativas e fiscalizatórias.