• Login
Blog do Elimar Cortes
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Politica

Estado x Estado

Pedro Valls Feu Rosa

29 de julho de 2022
dentro Politica
0
Estado x Estado
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

 

No início era o rei. Exercia sobre seus súditos um poder absoluto. Naqueles dias um único ser humano administrava, legislava e julgava. Sob imenso sofrimento a humanidade, ao longo de milênios, reagiu contra tal estado de coisas.

Eis que entrou em cena Montesquieu e seus três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. A ideia era boa, qual a do controle do Estado por si próprio. Seria o fim do poder absoluto e o alvorecer de uma nova era.

De lá para cá passaram-se pouco mais de dois séculos. Contemplo nosso planeta. E percebo, angustiado, que na verdade o Estado não está a exercer controle sobre si próprio – antes, está a disputar poder consigo mesmo! Uma guerra fratricida, podemos assim dizer, na qual não há vencedores e da qual resulta apenas uma vítima: o povo.

Comecemos pelo Poder Judiciário, a buscar administrar e legislar em escala preocupantemente crescente. Passemos pelo Poder Legislativo, a cada dia mais julgador e administrador. E cheguemos ao Poder Executivo, um Leviatã cotidianamente dedicado a emitir mais leis e a interferir no ato de julgar.

Na esteira de tão confusa realidade surgiram pelo planeta afora diversos órgãos de controle – os quais, porém, por não submetidos a praticamente controle algum, acabaram por induzir debates sobre a criação de novos mecanismos…de controle! Eis a quadra na qual estamos atualmente: quem controla os controladores? Amanhã, talvez, passaremos os dias a discutir sobre o controle de quem controla os controladores – em um ciclo sem fim.

Enquanto isso, pena a população, diante de um Estado a cada dia mais burocratizado e neurótico por conta desta realidade. O mundo das leis, após produzir bibliotecas inteiras sobre este quadro, pouco ou nada resolveu – fico mesmo a pensar se não o piorou.

Pois é. Será que chegada a hora de aprimorarmos a boa ideia de Montesquieu lançando nossos olhares a um elemento tão fundamental quanto esquecido, qual o ser humano? Não adianta, eis a verdade, eliminarmos um rei e criarmos vários outros – estaremos apenas somando ao despotismo o conflito.

Tenho que no início deste debate deverão estar algumas sérias indagações: pode o exercício do poder público ser apenas uma carreira? Até que ponto pode ele depender de uma única pessoa? E como regulamentarmos a pluralidade nas instituições?

(Pedro Valls Feu Rosa é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espírit oSanto)

Post Views: 493
Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

© 2022 By Augusto Assis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato

© 2022 By Augusto Assis.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?