• Login
Blog do Elimar Cortes
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Segurança Pública

Prefeitura de Vitória suspende acesso das Polícias Militar e Civil ao sistema do Cerco Inteligente

O secretário da Segurança da Capital, delegado Ícaro Ruginski, alega que o sistema foi invadido por hacker e que só voltará a habilitar novos usuários após assinatura de “Pactuação de Termo de Cooperação Técnica” com as polícias. Somente um profissional do Setor de Inteligência da Sesp tem o login do sistema.

29 de julho de 2022
dentro Segurança Pública
0
Prefeitura de Vitória suspende acesso das Polícias Militar e Civil ao sistema do Cerco Inteligente
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

 

A Prefeitura Municipal de Vitória suspendeu o acesso das forças de segurança pública estaduais e federais ao sistema eletrônico do Cerco Inteligente da Capital capixaba. Somente um agente da unidade de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) voltou a ter habilitados para ter acesso.

O Setor de Inteligência pode, segundo a Prefeitura, repassar o acesso a outras unidades das Polícias Civil e Militar. No entanto, apenas uma pessoa – de todos os policiais civis e militares capixabas – pode ter acesso por cada vez.

A suspensão do acesso está prejudicando sobretudo os operadores do CIODES, que fica na sede da Sesp. Prejudica o deslocamento de equipes a locais de ocorrências e as investigações de crimes, culminando, assim, em dificuldades para recuperação de veículos roubados.

A decisão da Prefeitura consta em ofício assinado pelo secretário Municipal de Segurança Pública, Ícaro Ruginski Nascimento da Silva, que, aliás, é delegado de Polícia Civil licenciado, assim como prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

O secretário decidiu que a habilitação de outros policiais – oficiais da PM e delegados de Polícia – somente será liberado após assinatura de convênio entre a Prefeitura e as instituições policiais, porque, segundo ele, a ferramenta teria sido invadida por hacker.

O Blog do Elimar Côrtes teve acesso ao ofício nº 307/2021, junto a fontes dentro da Prefeitura de Vitória. Assinado pelo secretário Ícaro Ruginski, o ofício foi encaminhado no dia 28 de maio de 2021 à delegada-geral em exercício da Polícia Civil, Denise Maria Carvalho.

O ofício foi em resposta a solicitação da delegada no sentido de fazer com que policiais civis voltassem a ter acesso ao sistema do Cerco Inteligente, considerado por ela como importante ferramenta de extrema importância para auxiliar nas investigações de diversos crimes”.

Na resposta, Ícaro Ruginski que o acesso foi suspenso porque, em 2020, o sistema do Cerco Inteligente ficou momentaneamente inativo, “em razão de invasão indevida detectada na ferramenta, inviabilizando a utilização  deste elemento tecnológico por determinado período”.

Ainda segundo o secretário da Segurança de Vitória, foram observados “alguns incidentes” que poderiam colocar em risco a integridade física dos guardas municipais.

Por isso, prosseguiu Ícaro Ruginski, “no intuito de evitar nova paralisação do sistema e indevida utilização do instrumento, restou necessária a elaboração, alocação e fortalecimento dos mecanismos de controle e fiscalização de habilitação de usuários e acesso à plataforma do Cero Inteligente, com o emprego dos mecanismos administrativos postos à disposição do gestor público”.

Na conclusão do ofício, Ícaro Ruginski informa que a Secretaria de Segurança Urbana de Vitória “já habilitou e disponibilizou acessos a representante da unidade/agência de Inteligência” da Sesp, “que poderão ser acionadas pelas respectivas instituições (Civil e Militar) para s devidas consultas”.

E mais: “A habilitação de novos usuários e o acesso correspondente à ferramenta eletrônica demandará, tal como esclarecido a outros órgãos estaduais e em razão das justificativas, a Pactuação de Termo de Cooperação Técnica, com contrapartida de amas as instituições.

A decisão da Prefeitura de Vitória está causando revolta entre delegados de Polícia Civil e comandantes militares. Eles alegam que a atitude do Executivo Municipal está, assim, dificultando a atuação da polícia, prejudicando a elucidação de crimes e deixando a população em risco.

Dizem delegados que se o gerente do Setor de Inteligência da Sesp estiver acessando o sistema do Cerco Inteligente, um delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, por exemplo, não vai conseguir acessar a mesma ferramenta. “Apenas uma pessoa de cada vez pode acessar o sistema”, explica um delegado.

Essa atitude atrasa e prejudica as investigações, pois o sistema do Cerco Inteligente contribuiu muito no combate  e na elucidação de assassinatos, prisão de traficantes e na recuperação de veículos roubados e ou furtados.

Post Views: 11
Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

© 2022 By Augusto Assis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato

© 2022 By Augusto Assis.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?