No Result
View All Result
sexta-feira, 31 outubro, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
No Result
View All Result
Blog do Elimar Cortes
No Result
View All Result
Home Politica

A NOVA CARIACICA: Ações da nova gestão de Cariacica servem de inspiração para outras cidades capixabas

“Não sou que faço as coisas. Minha equipe que é maravilhosa”, diz Euclério Sampaio quando questionado sobre os feitos realizados nesses menos de seis meses de administração que se tornou modelo para outros gestores.

20 de maio de 2021
in Politica
A NOVA CARIACICA: Ações da nova gestão de Cariacica servem de inspiração para outras cidades capixabas
492
SHARES
1.4k
VIEWS
Compartilhe

 

O ritmo frenético e inovador com que o novo prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM), e sua equipe vêm imprimindo na administração iniciada em 1º de janeiro de 2021 está inspirando gestores de outros municípios do Espírito Santo. Diversas foram as ações implementadas pela Prefeitura Municipal de Cariacica com o objetivo de melhorar a vida de seus mais de 380 mil habitantes.

Um das inovações é o programa ‘Escola Mais Cariacica’, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) com o financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O projeto está servindo de modelo também para o município de São Mateis, no Norte do Estado. Tem a finalidade de melhor o rendimento dos estudantes em disciplinas como Português e Matemática.
Tem também o Campeonato Virtual de Embaixadinhas das Escolas de Cariacica, que recentemente foi criado pela Prefeitura de Vila Velha.

Na área educacional, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Cariacica contam com uma novidade para acompanhar as aulas de forma remota: nesta quinta-feira (20/05) a Secretaria Municipal de Educação (Seme) lançou o aplicativo #deveremcasa, uma plataforma gratuita que vai facilitar ainda mais o acesso aos conteúdos das aulas.

O aplicativo, além de ser gratuito e estar disponível para qualquer celular ou tablet, também não consome os dados de internet dos estudantes. O único momento em que os dados de internet são gastos será na hora de baixar o aplicativo.

De acordo com o secretário de Educação, José Roberto Martins, este é mais um grande passo para o Município e um diferencial para o aprendizado dos alunos.

“O lançamento do aplicativo representa o olhar responsável da gestão municipal, visando democratizar o acesso à internet como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem de todos os alunos. Sabemos como é difícil garantir que conteúdos pedagógicos interativos cheguem principalmente às famílias de baixa renda. Movidos por essa questão socioeconômica a Seme foi à procura de alternativas para oportunizar igualdade aos nossos alunos. O aplicativo, somando-se ao aperfeiçoamento das aulas pela TV aberta, será incorporado às práticas pedagógicas e formativas da rede, representando um grande legado para a educação”, pontuou o secretário.

Gestores de outros municípios capixabas já entraram em contato com a Prefeitura de Cariacica, solicitando mais informações sobre o programa, cujo investimento, para atender 48 mil alunos cariaciquenses, é da ordem de R$ 1.230.000,00.

Lançado em junho do ano passado, em meio à pandemia da Covid/19 quando as aulas estavam suspensas por causa da doença, o Projeto Google Sala de Aula (Google Classroom) começou a funcionar, efetivamente, agora em 2021 e permite que os alunos do Ensino Fundamental tenham acesso a algumas atividades em notebooks na escola e em seus dispositivos móveis com acesso à internet em suas casas.

Já os pais dos estudantes da Educação Infantil poderão trabalhar com as crianças, em suas residências, algumas atividades que os professores trabalharem na escola. Assim, Cariacica torna-se o primeiro município capixaba a implantar o sistema, que já é utilizado pelo Governo do Estado na rede de escolas estaduais.

Em Cariacica, o projeto atende 34 mil alunos do Ensino Fundamental I até a Educação de Jovens e Adultos. Somando-se aos alunos da Educação Infantil, 47 mil estudantes serão beneficiados. Cariacica é o primeiro município capixaba a implantar o Projeto Google Sala de Aula. Outras cidades vão implantar somete a partir do final do primeiro semestre deste ano.

Vários municípios procuraram o prefeito Euclério Sampaio e à Secretaria Municipal de Educação para saber informações a respeito do Centro de Mídias, criado para produzir o próprio conteúdo e transmitir por meio da TV aberta. O Centro de Mídias da Educação de Cariacica (Cemec), pioneiro no Espírito Santo, foi lançado pela Seme no dia 7 de abril deste ano.

O Centro de Mídias é o canal de produção de conteúdos locais para o projeto #DeverEmCasaNaTV, que é transmitido pela Record News pelos canais 8.2, 8.3 e 8.4, como parte das atividades educacionais remotas. O Cemec é o primeiro a funcionar em uma rede municipal no Estado e permite que alunos que não possuem acesso à internet tenham a oportunidade em estudar neste período de pandemia.

De acordo com Euclério Sampaio, o novo conceito proporciona uma educação ainda mais significativa para os alunos, no que se refere ao conteúdo, e todas as equipes estão alinhadas para garantir a melhor adequação dos conteúdos que não foram trabalhados em 2020, devido à interrupção das aulas presenciais provocada pela pandemia.

“O Centro de Mídias da Educação é uma importante ferramenta pedagógica, uma vez que permitirá que os conteúdos de aprendizagem cheguem de forma organizada a todos/as os alunos matriculados da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos. Entendemos que a TV é o meio de comunicação mais democrático e que seu uso será muito importante, sobretudo para os alunos que não têm acesso à internet.”, disse o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar.

Entre as atividades que são desenvolvidas no Centro de Mídias estão exibição de vídeo aulas, que estimulam a interatividade dos estudantes com as atividades da TV, sob a orientação dos professores das escolas; exibição de palestras e de programas complementares; e realização de cursos de formação e aperfeiçoamento para os profissionais da educação municipal.

No dia 14 de maio deste ano, numa sexta-feira, o prefeito Euclério Sampaio protagonizou outra cena inédita. Ele promoveu um café da manhã para funcionários do setor de limpeza de Cariacica, antecipando a comemoração do Dia do Gari – sempre em 16 de maio. O evento ocorreu na sede da Secretaria de Serviços (Semserv). O café da manhã foi uma forma de reconhecimento aos serviços prestados.

“Queremos agradecer aos agentes de limpeza pública pelo compromisso com a cidade, porque a gente não faz nada sozinho. Sempre quando a gente está na rua faz questão de estar com eles porque motiva mais ainda essa classe a trabalhar”, pontuou o secretário Municipal de Serviços. Marcos Aranda.

O prefeito Euclério Sampaio agradeceu a todos por eles estarem cuidando tão bem do município. Cariacica tem 100 profissionais da limpeza pública, que trabalham em coleta,  varrição,  capina, roçadeiras, limpeza de bueiro e pintura de meio-fio. Dois dias depois do evento em Cariacica, outros prefeitos fizeram o mesmo em suas cidades.

Há outras ações que também servem de modelo para gestões públicas da Grande Vitória e do interior, como a pintura mecanizada de meio fio que a Secretaria Municipal de Cariacica vem realizando, inclusive com equipes trabalhando à noite para a conclusão mais rápida de serviços e como forma de provocar menos transtorno para os moradores.

Há ainda a humanização de espaços públicos. Recentemente, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) inaugurou a Praça Amilton Emídio da Silva. O espaço está localizado na Rua Gérbera, esquina com a Avenida Bonina, em Porto de Cariacica. O nome da praça é uma homenagem a uma liderança que comunitária que contribuiu muito para o bairro.

O local conta com pátio, bancos de concreto, árvores ornamentais, paisagismo com gramado, parquinho de areia com escorregador; balanços; gangorra, trave para futebol society, alambrado e iluminação pública. O valor total da obra é de R$ 255.000,00 e a conclusão foi em 30 de janeiro.

A Semob continua trabalhando para que o município tenha cada vez mais áreas de lazer novas ou restauradas em Cariacica. A praça do bairro Nova Esperança foi construída do zero e toda pavimentada, com execução de paisagismo, implantação de sete equipamentos para academia popular e quatro mesas para jogos.

Já a praça de Cariacica-Sede ganhou reforma da quadra, novo vestiário e arquibancadas novas –  as anteriores foram demolidas. Além do serviço de paisagismo, construção de parquinho, nova iluminação e instalação de academia popular.

Na área da Saúde, outro programa inédito implantado pela gestão do prefeito Euclério Sampaio, ainda nos primeiros dias de seu mandato, foi o credenciamento de prestadores de serviço em consultas médicas. Neste programa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) contrata, por meio de edital, prestadores de serviços em consultas médicas especializadas, de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo, de acordo com o prefeito, é zerar as filas de espera existentes no município. Para tanto, cerca de 37 mil consultas médicas especializadas serão oferecidas aos moradores de Cariacica por meio do credenciamento de prestadores de serviço.

“Há casos em que a pessoa esperava até quatro anos por uma consulta especializada”, lamenta Euclério Sampaio. “Essa situação, no entanto, está mudando”, garante o prefeito.

Em 25 de janeiro de 2021, tão logo tomou posse, Euclério enviou Projeto de Lei à Câmara Municipal e os vereadores aprovaram a medida. Somete agora Vitória e Vila Velha também estudam adotar o mesmo programa de marcação de consultas médicas.

Com a futura contratação, a Prefeitura de Cariacica vai fornecer consultas distribuídas nas especialidades médicas de alergologia, gastroenterologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, geriatria, mastologia, neurologia pediátrica, neurologia adulto, nefrologia, oftalmologia, ortopedia, pneumologia, proctologia, psquiatria adulto e psquiatria pediátrica.

Lançada este ano pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a campanha de doação de alimentos “Cariacica Solidária” atendeu mais de 600 famílias. O objetivo é ajudar as famílias que tiveram a situação de vulnerabilidade agravada pela pandemia do coronavírus.

Segundo a secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lirio, as famílias sempre receberam cestas básicas, mas com o avanço da pandemia o número de pessoas em vulnerabilidade aumentou, o que reforça a necessidade de ajudar. “Muitas famílias inteiras ficaram desempregadas ou viram sua renda cair drasticamente. Por isso é tão importante esso auxílio nesse momento tão difícil. Contamos com a solidariedade de todos”.

A campanha “Cariacica Solidária” é realizada em conjunto com empresários locais e parceiros, e todos que quiserem podem ajudar. As doações devem ser de alimentos não-perecíveis e materiais de higiene e limpeza.

O ponto de arrecadação do “Cariacica Solidária” é o Banco de Alimentos Josué de Castro, que fica na Rua Valfredo Ferreira Paiva, 82, Rosa da Penha. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Mais informações pelo telefone 99882-7564.

O prefeito da Capital capixaba, Lorenzo Pazolini (Republicanos), também abraçou a causa e lançou, recentemente, a campanha ‘Vitória da Solidariedade’. Já arrecadou 2 mil litros de leite e 857 unidades de produtos de higiene.

Questionado como os feitos até agora na administração de Cariacica, em pouco mais de menos de seis meses, o prefeito Euclério Sampaio prefere não se gabar:

“Não sou que faço as coisas. Minha equipe que é maravilhosa”, afirma o prefeito.

Post Views: 264
Share197Send
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Political Campaigns and Gaming Industry Regulations: A Growing Intersection

Picture this: a senator stands before Congress, smartphone in hand, trying to explain cryptocurrency gambling to colleagues who still print their emails. Wild, right? That\'s where we are today. The dance between politicians and the gaming world has gotten messy—and honestly speaking, it\'s about to get messier. Tax debates rage on. Licensing battles heat up. Consumer protection? That\'s become the rallying cry of every legislator who\'s discovered that their constituents actually care about online betting. Between you and me, most politicians couldn\'t tell you the difference between a slot machine and a poker table five years ago.

Here\'s what\'s fascinating: political parties are doing complete U-turns on gambling laws faster than you can say \"jackpot.\" Why? Money talks. Regulated gaming pumps billions into public coffers—schools get new computers, hospitals get upgraded equipment, roads get fixed. Remember when Nevada was the black sheep? Now every state wants a piece of that golden pie. For those curious about what regulated gaming actually looks like in practice, Winmatch offers a comprehensive selection of casino games within established legal frameworks.

The political chessboard looks different everywhere you look. Singapore? Iron grip. Malta? Come one, come all! The UK swings between \"let\'s regulate everything\" and \"maybe we went too far.\" It\'s not just about money anymore—it\'s about philosophy. Freedom versus control. Market forces versus government oversight. Old battles, new battlefield.

Campaign trails are buzzing with gambling talk now. Jobs! Tourism! Tax revenue! But also—addiction, family breakdown, social costs. Can you blame politicians for struggling? They\'re trying to lasso lightning here. Crypto casinos pop up overnight. Virtual reality gambling lounges emerge from nowhere. Honestly speaking, by the time legislation passes, the technology has already moved three steps ahead. It\'s like watching your grandfather chase a drone with a butterfly net—necessary, perhaps, but painfully behind the times.

No Result
View All Result
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato

Copyright © 2024 Augusto Assis

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?