Carregando...

 

O Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) atendeu 2.370 pessoas e realizou 9.299 atendimentos de março de 2020 até o dia 30 de abril de 2021, período em que o Espírito Santo enfrenta a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O local é a porta de entrada para o atendimento de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e seus familiares.

O CAAD é um serviço coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (SESD). Faz parte do Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas, a Rede Abraço, que é um programa do Governo do Estado que visa a promover o bem-estar e o cuidado a pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas, seus familiares e comunidade em geral.

Cada pessoa que é acolhida no CAAD passa por, em média, quatro abordagens profissionais. As mais comuns são: enfermagem (para exames de infecções sexualmente transmissíveis), assistência social, psicólogo e médico clínico geral.

Casos excepcionais ainda podem passar por psiquiatra ou nutricionista.

“O acolhimento é realizado por profissionais capacitados, que direcionam o atendimento e encaminham de acordo com as especificidades de cada caso. Além disso, as pessoas acolhidas no CAAD também podem ser encaminhadas para comunidades terapêuticas credenciadas junto ao Programa Rede Abraço, para a rede de saúde e socioassistencial, ou ainda podem ser inseridas em grupos de orientação, terapêuticos e grupos de famílias”, explicou o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes.

O subsecretário disse também que no início da pandemia houve uma grande queda na procura pelo serviço:

“Ficamos algumas semanas com o Centro fechado, como medida publicada em decreto, e quando reabrimos, iniciamos os atendimentos mediante agendamento, tomando todos os cuidados. Percebemos uma queda na procura. Era uma época em que as pessoas estavam receosas para sair de casa. Depois a procura foi aumentando novamente”, pontuou Carlos Lopes.

Em dezembro de 2020, o CAAD foi reinaugurado em sede mais moderna, eficiente e humanizada. Está localizado na Rua Treze de Maio, 47, no Centro de Vitória. Para agendar atendimento, basta ligar no 0800 028 1028.

Mais de 24 mil atendimentos

De 2 de janeiro de 2019 a 30 de abril de 2021, foram atendidos 5.451 cidadãos e cidadãs, o que representa um total de 24.733 atendimentos no CAAD neste período. A maior parte das pessoas atendidas são moradoras do município de Cariacica.

Fazendo um recorte de gênero, os homens são os que mais procuram o serviço, representando 63,25% dos cidadãos atendidos.

Na página do Observatório Capixaba de Informações Sobre Drogas (OCID), lançado em dezembro de 2020, é possível encontrar todos os dados relativos aos atendimentos: https://ocid.es.gov.br/painel-de-indicadores

Sobre o CAAD

No Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas são atendidas pessoas com necessidades de orientação ou tratamento em relação ao álcool e outras drogas, por meio de uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionista, técnico de enfermagem e monitor de dependência química.

As modalidades de atendimento oferecidas são:

  1. Acolhimento e avaliação multiprofissional;
  2. Orientações;
  3. Atendimento psicológico;
  4. Atendimento médico;
  5. Atendimento social;
  6. Orientação nutricional;
  7. Atendimento familiar;
  8. Grupo de Orientação;
  9. Grupos de Famílias;
  10. Grupos Terapêuticos;
  11. Encaminhamentos para a rede de saúde e socioassistencial;
  12. Encaminhamento para Comunidades Terapêuticas credenciadas junto ao Programa Rede Abraço.

Além das ações desenvolvidas no CAAD, são realizados encaminhamentos para:

  1. Pronto Atendimento (PA);
  2. Unidades Básicas de Saúde (UBS);
  3. Narcóticos Anônimos (NA);
  4. Alcóolicos Anônimos (AA);
  5. Hospitais;
  6. Centro de Atenção Psicossocial (CAPS);
  7. Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);
  8. Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).