Sem resultados
Ver todos os resultados
quarta-feira, 25 junho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Antigos

GOVERNO IGNOROU TAMBÉM ADVERTÊNCIAS DAS ASSOCIAÇÕES DE CLASSE DOS MILITARES CAPIXABAS: Há quatro meses, Alto Comando da PM alertou o governador Paulo Hartung e o secretário André Garcia sobre a insatisfação da tropa

5 de fevereiro de 2017
dentro Antigos
492
COMPARTILHAMENTOS
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

 

Há pelo menos quatro meses e poucos dias, o Alto Comando da Polícia Militar do Espírito Santo alertou o governador Paulo Hartung (PMDB), que está internado, e o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, sobre a insatisfação da tropa com o descaso do governo no atendimento aos pleitos da categoria. Os coronéis que integram o Alto Comando apresentaram a Hartung e ao secretário  Garcia um diagnóstico da realidade da corporação e de seus efetivos. O mesmo alerta já havia sido dado também pelos dirigentes das associações de classe dos policiais e bombeiros militares.

O diagnóstico do Alto Comando da PM foi apresentado em quatro laudas, em reunião ocorrida no dia 23 de outubro de 2016, no Palácio Anchieta. Os coronéis presentes estavam acompanhando o então comandante-geral da PM, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento. No entanto, nenhuma providência foi tomada pelo executivo estadual.

Ao ignorar o alerta do Alto Comando da PM, Paulo Hartung e André Garcia acabaram atraindo a ira da tropa e dos familiares dos policiais militares, que desde sexta-feira (03/02) cedo ocupam os batalhões, companhias e até os quartéis do Comando Geral e do Batalhão de Missões Especiais, impedindo a saída de viaturas e deixando as ruas do Estado sem policiamento ostensivo.

De acordo com o Portal da PM na época – e as informações foram reproduzidas pelo Blog do Elimar Côrtes no mesmo dia –, o “encontro desta sexta-feira, no Palácio Anchieta, foi uma oportunidade que os coronéis tiverem para reduzir a distância entre o Alto Comando e o governador e passar um relatório do que os atuais coronéis puderam proporcionar nos últimos 12 anos à Polícia Militar.”

Segundo o mesmo texto, os “coronéis foram muito bem recepcionados por Paulo Hartung, a quem apresentaram um diagnóstico bem detalhado da segurança pública, especialmente o que concerne à PM.” Na mesma reunião, Hartung aproveitou para mostrar aos coronéis uma perspectiva do futuro do Espírito Santo, do Brasil e do mundo, dentro dos aspectos políticos e econômicos.

De acordo com o Portal da Polícia Militar, o Alto Comando apresentou ao governador informações gerais sobre os trabalhos desenvolvidos pela PM, “especialmente as providências para aprimorar os serviços prestados à comunidade dentro do atual cenário de restrições financeiras.”

O Alto Comando também apresentou a Paulo Hartung e a André Garcia o posicionamento e a preocupação dos oficiais “com relação a diversos temas de interesse da Instituição e da segurança pública do Estado como um todo.” Porém, o “ governador Paulo Hartung, por sua vez, apresentou informações sobre a situação do Estado dentro da atual conjuntura econômica nacional, bem como as ações e expectativas do governo no enfrentamento da crise.”

Nas quatro laudas de conteúdo repassadas  Paulo Hartung e ao secretário da Segurança Pública, André Garcia, os coronéis abordam as queixas e críticas feitas por policiais militares – praças e oficiais – ao governo do Estado por meio das redes sociais. Falam ainda “do baixo o moral da tropa” diante das perspectivas de entrar no terceiro ano consecutivo sem sequer receber a reposição inflacionária em seus vencimentos; a falta de equipamentos; dentre outros temas.

De acordo com dois coronéis que participaram da reunião de outubro no Palácio Anchieta, o Alto Comando não conseguiu, na época, projetar que os familiares dos policiais militares iriam em breve iniciar o movimento atual de ocupação das entradas das unidades militares.

“Não abordamos essa questão (das famílias), porque os movimentos de insatisfações nas redes sociais é que preocupavam o Alto Comando. Por isso colocamos como uns dos itens”, salientou um coronel.

O governador Paulo Hartung  está internado desde sexta-feira (03/02) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Diagnosticado com neoplasia de bexiga, ele passou por uma cirurgia no mesmo dia. Hartung evolui de maneira favorável e “sem necessidade de qualquer tratamento complementar”, informou a assessoria do governador na tarde deste sábado (04/02).

De acordo com o infectologista Lauro Ferreira Pinto, Hartung foi diagnosticado com câncer de bexiga e precisou submeter-se a uma cirurgia para remover um tumor maligno localizado no órgão do sistema urinário.

“O movimento das esposas, familiares e amigos dos policiais militares é legítimo. Quem tem fome tem pressa”, afirma major Rogério

A Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Espírito Santo (Assomes/Clube dos Oficiais) e demais entidades de classe do militares também alertaram o governador Paulo Hartung e o secretário da Segurança Pública, André Garcia, sobre a insatisfação da tropa com o descaso do governo com a PM e seus profissionais.

De acordo com o presidente do Clube dos Oficiais, major PM Rogério Fernandes Lima, a entidade informou o governo por diversas vezes que a situação dos militares capixabas é precária,. Para ele, a manifestação dos familiares dos policiais é legítima e só vai parar quando as reivindicações sejam atendidas. Dentre outras reivindicações, os PMs lutam por melhorias salariais:

“A Assomes buscou um entendimento com o governo do Estado durante todo o ano de 2016. Apresentamos propostas para o debate e algumas delas não tinham repercussão financeira, mas, mesmo assim, não avançaram por causa do próprio governo. Já havíamos relatado, inúmeras vezes, que a situação dos militares estaduais era muito precária. O movimento das esposas, familiares e amigos dos policiais militares é legítimo.  Quem tem fome tem pressa. O movimento das esposas continuará até que sejam atendidas”, afirmou o major Rogério, que aproveita para desejar melhoras ao governador do Estado, que está internado em São Paulo:

“ Por fim, estimamos melhoras e uma boa recuperação ao governador Paulo Hartung da cirurgia a que foi submetido”.

Post Views: 175
Tags: alerta sobre insatisfação|Alto Comando da PMES|governo capixaba ignorou|Paulo Hartung internado
Compartilhe197Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Camaras de Vereadores
  • Cart
  • Checkout
  • Congresso Nacional
  • Contato
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home Backup
  • My account
  • Página de exemplo
  • Poder Legislativo
  • Shop
  • sht
  • Sobre o Blog

Copyright © 2024 Augusto Assis