• Login
Blog do Elimar Cortes
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Antigos

Tribunal de Justiça do Espírito Santo debate implantação do projeto “Audiência de Custódia”: Suspeitos presos em flagrante vão ser apresentados ao juiz em até 24 horas

29 de julho de 2022
dentro Antigos
0
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

 

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) debateu na quarta-feira (04/03) a implantação do projeto “Audiência de Custódia”, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro contou com a participação do coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do CNJ, Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi.

A reunião foi um dos primeiros passos para a efetivação do programa, que busca apresentar aos juízes, no prazo de 24 horas, os presos em flagrante. Assim, o magistrado pode decidir se a prisão deve ser mantida ou substituída por liberdade provisória. No Espírito Santo, foi criado um grupo de trabalho para desenvolver a sistematização do projeto por meio do Ato Normativo nº 30/2015, do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Bizzotto, publicado no Diário da Justiça de 3 de março. A equipe tem agora 20 dias para desenvolver um relatório conclusivo sobre o tema.

Representante do CNJ, o juiz Luís Lanfredi apresentou o programa para os magistrados do Espírito Santo e reforçou que se trata de uma política pública de Justiça. “O Estado sai na frente com a implementação desse programa. O ministro Ricardo Lewandowski dará total liberdade para que cada ente da federação molde o projeto à sua realidade”, explicou.  O projeto “Audiência de Custódia” já foi implantado na cidade de São Paulo e o juiz do CNJ está percorrendo os Estados para discutir a proposta com os Tribunais de Justiça e Governos Estaduais.

O presidente do TJES, desembargador Sérgio Bizzotto, por meio do juiz assessor da Presidência, Fernando Rosa, disse acreditar em uma revolução na Justiça com a implantação das novas práticas. O magistrado destacou ainda que acredita na união do Judiciário capixaba para a elaboração de um modelo adaptado à realidade local.

Números alarmantes da situação carcerária no Brasil foram exibidos na apresentação. Destaque para o fato de o País ter a quarta maior população carcerária do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, China e Rússia. Atualmente, 42% de todos os presos brasileiros estão em situação provisória, sendo que 37% não recebem qualquer pena após o julgamento.

Além da reunião realizada no Palácio da Justiça, o presidente do Tribunal, Sérgio Bizzotto, e o representante do CNJ, juiz Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi, almoçaram com o governador do Estado, Paulo Hartung, para apresentação do projeto. O Executivo demonstrou total apoio à iniciativa, como destacou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia.

“A iniciativa de analisar com mais rapidez os processos é extremamente válida, uma vez que os casos onde não há a necessidade de se manter a prisão só contribuem para aumentar a população carcerária. Precisamos de iniciativas criativas como essa e a utilização de tornozeleiras eletrônicas para monitorar os presos, para assim desafogar o sistema”, acredita o secretário.

Outro representante do Executivo no encontro foi o Secretário de Estado de Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, que reforçou o interesse de apoio do governador ao programa, e o subsecretário de Justiça, Alessandro Ferreira de Souza.

Grupo de trabalho

Coordenadora do grupo de trabalho que vai elaborar o modelo capixaba do programa Audiência de Custódia, a juíza Gisele Souza de Oliveira diz que as expectativas para a implantação efetiva do projeto são as melhores possíveis. A magistrada adianta que o próximo passo é a realização de novos encontros entre o grupo de trabalho do Tribunal de Justiça e o Governo do Estado.

A equipe do TJES é formada pelos magistrados Gisele Souza de Oliveira, Carlos Eduardo Ribeiro Lemos, Marcelo Soares Cunha, Flávio Jabour Moulin, Letícia Maia Saúde e André Guasti Motta. Os integrantes do grupo desempenharão suas funções sem prejuízo das atribuições ordinárias.


(Fotos e texto: Portal do TJES)

Post Views: 43

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

© 2022 By Augusto Assis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato

© 2022 By Augusto Assis.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?